Uma equipe do Conselho Federal de Administração (CFA) está no Conselho Regional de Administração de Santa Catarina (CRA-SC), nesta semana (14 a 18/9) para implantar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no regional. O treinamento acontece de forma presencial e remota, com o intuito de preservar a saúde dos colaboradores diante da pandemia do novo coronavírus. Com o CRA catarinense, agora são 19 regionais que utilizam a ferramenta.
Criado pelo Tribunal Regional Federal (TRF – 4ª Região), o SEI passou a ser utilizado pelo CFA após convênio firmado, em 2016, com o então Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão – Mpog (atualmente incorporado pelo Ministério da Economia). A ferramenta trouxe para o federal e CRAs, desde então, agilidade na tramitação de documentos entre o Sistema CFA/CRAs, otimização de tempo, transparência, segurança e sustentabilidade ambiental, além de proporcionar economia com a redução de custos e impressão.
Com o SEI, o trâmite dos processos e a gestão documental ficou mais ágil, a ferramenta integra o Processo Eletrônico Nacional (PEN), uma iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos. O SEI é, atualmente, adotado em diversos órgãos públicos do país.
Ana Graciele Gonçalves
Assessoria de Comunicação CFA