O diretor da Câmara de Fiscalização e Registro (CFR) do Conselho Federal de Administração (CFA), Carlos Alberto Ferreira Junior, acompanhado do coordenador da CFR/CFA, Ailton de Brito Pires, estiveram nos dias 9 e 10 de maio no CRA-GO para realizar um treinamento voltado para os colaboradores que atuam nos departamentos de fiscalização, registro e cobrança. O curso resultou em um plano específico de ações fiscalizatórias do Conselho goiano.
“Antes de qualquer ação, é necessário definir a identidade profissional do Administrador e deixar claro qual é o seu papel perante a empresa em que atua e a sociedade que recebe seus serviços. O profissional precisa ter claro para que serve e saber o que faz”, destacou. Segundo ele, entre as atribuições de planejar, organizar, orientar, gerenciar e administrar de fato, as atribuições do Administrador acabam conflitando com outros profissionais. “É o caso das ações realizadas pelos psicólogos nos departamentos de recursos humanos”, exemplificou.
O curso trouxe ainda o papel funcional da Câmara e a otimização no ato de fiscalizar. Segundo ele, a fiscalização é dividida em duas categorias: preventiva e punitiva e o bacharel em Administração só é considerado administrador após realizar seu registro profissional no Conselho. “Fiscalizar é defender a sociedade dos maus profissionais”, ressaltou Carlos.
Na oportunidade, os dois representantes do CFA se reuniram com o presidente do CRA-GO, Samuel Albernaz, para tratar de assuntos relacionados a fiscalização, como os projetos, desafios e principais iniciativas da área nos próximos anos.
Para Samuel, as ações de fiscalização do CRA-GO buscam também conscientizar a sociedade de modo geral, demonstrando que os profissionais e empresas atuantes na área da Administração que detêm situação regular perante o CRA por meio do registro, além de cumprir a legislação e contribuir para a valorização da profissão, podem ter acesso a uma série de benefícios e vantagens.
Fonte: CRA-GO