De acordo com o último levantamento, referente à 2024, aumenta o número de matriculados e concluintes dos cursos no Brasil
Os cursos de bacharelado em administração e as graduações tecnológicas relacionadas à gestão e negócios têm se destacado como escolhas estratégicas para quem busca formação ampla e habilidades práticas voltadas ao mercado de trabalho. Por área do conhecimento, a administração é a que possui o maior número de estudantes no Brasil.
De acordo com o último levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de 2025 com dados de 2024, o total de estudantes matriculados em todos os cursos superiores do Brasil foi de mais de 10 milhões de pessoas. Desse número, cerca de 2,4 milhões são de estudantes matriculados no bacharelado em administração e em cursos superiores de tecnologia conexos à administração, o que representa 23,99% do total de matriculados em todo o País.
Também em 2024, o número total de concluintes da educação superior no Brasil foi de 1,33 milhões de pessoas, sendo 382,1 mil pertencentes aos cursos de administração — bacharelado e graduações tecnológicas. Os números refletem a preferência da maior parte dos estudantes por uma carreira em áreas relacionadas à administração, gestão e negócios.
Para o administrador, professor universitário e diretor de formação e educação do Conselho Federal de Administração (CFA), Júlio Rezende, o aumento do interesse pela administração reflete a boa fase da economia brasileira, com um crescente aumento da dinâmica econômica. Além disso, há o crescimento do número de empresas demandando a atuação do profissional de administração nos mais variados tipos de organização.
“É animador perceber que, de 2020 para 2024, houve um aumento de 12,11% no número de concluintes do curso de bacharelado em administração e um aumento de 24,15% no número de concluintes nos cursos superiores de tecnologia. Isso impacta no aumento do número de registros profissionais e no fortalecimento da profissão no Brasil, além de ser um sinal de que os profissionais de administração têm um importante papel no desenvolvimento econômico sustentável”, conclui Rezende.
Já para o presidente do CFA, Leonardo Macedo, o aumento do interesse dos estudantes pelas carreiras em administração tem relação com o trabalho de fiscalização realizado pelo Sistema CFA/CRAs. À medida que a fiscalização se torna mais ampla e rígida, aumenta-se o número de vagas de trabalho disponíveis nas áreas da administração — outrora indevidamente ocupado por profissionais de outras áreas— isso, segundo Macedo, desperta também o interesse dos estudantes nessas vagas.
“Está tudo interligado, é um sistema que se retroalimenta. Quando aumentamos e melhoramos a fiscalização, percebemos um aumento no interesse dos estudantes pelas carreiras da administração, pois onde existem mais vagas de trabalho e melhores salários, o interesse torna-se crescente e natural”, revela Macedo.
Diferenças entre administração e gestão
No âmbito profissional, a administração é uma área mais ampla e consiste nas práticas de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos — sejam humanos, financeiros, materiais e informacionais —, a fim de alcançar objetivos de uma organização. Quem é graduado em administração atua nos níveis estratégico, tático e operacional.
A gestão, por sua vez, é um conjunto de práticas específicas com atuação em áreas como RH, marketing, logística, financeira e pública. Os cursos de gestão formam tecnólogos, com atuação mais direcionada, e são voltados à execução e ao gerenciamento de processos em sua área de formação.
No Brasil, para ser administrador ou gestor em uma das áreas conexas à administração é preciso ter graduação em uma Instituição de Educação Superior (IES), reconhecida pelo MEC, e registro nos Conselhos Regionais de Administração (CRAs). Assim como em outras profissões, um bacharel em administração só é reconhecido como administrador se for regularmente inscrito em seu Conselho Profissional de Classe (Sistema CFA/ CRAs), o mesmo valendo para os tecnólogos, em suas áreas de atuação.
Diferencial

Para a estudante do quarto semestre do bacharelado em administração, Júlia France, o curso prepara os jovens para o mercado de trabalho e oferece oportunidade de atuar em diferentes cargos e funções. Pode, ainda, ser uma porta de preparo para atuar em instituições públicas e privadas.
“A administração é uma área extremamente ampla, versátil e com muitas possibilidades de atuação, o que naturalmente abre mais portas no mercado de trabalho. O curso ainda proporciona uma visão estratégica e completa das organizações, algo que considero essencial para minha trajetória”, destacou.
Júlia é natural de Brasília (DF), atualmente estagia em órgão público e conta que as experiências acadêmicas e práticas que têm vivenciado só trazem a certeza de que optou pelo curso certo. “Tenho percebido um crescimento significativo, tanto pessoal quanto profissional, e isso reforça minha motivação em seguir nesse caminho”, diz.
Leon Santos – Assessoria de Comunicação CFA
