O Grupo Correio do Povo, do Paraná, apresentou a nova edição do Anuário Socioeconômico Cantu em Movimento, publicação da Cantuquiriguaçu que reflete o atual cenário da região: crescimento consistente, transformação silenciosa e o início de um novo ciclo de planejamento estratégico.
Entre os destaques do relatório regional está o IGM/CFA – Índice de Governança Municipal, que avalia a gestão pública nos municípios brasileiros. Elaborada pelo Conselho Federal de Administração, a ferramenta utiliza 30 variáveis e 12 indicadores para medir, de forma técnica e objetiva, três dimensões centrais: Finanças, Gestão e Desempenho.
Para o diretor da Câmara de Gestão Pública (CGP-CFA), Adm. Emerson Arantes, a presença do indicador como referência central da publicação confirma sua relevância enquanto ferramenta de desenvolvimento regional e simboliza um avanço na cultura de planejamento da região.
“O IGM é um instrumento indispensável para promover eficiência, eficácia e efetividade na administração pública, ajudando a transformar dados em decisões e decisões em resultados. Quando municípios utilizam ferramentas técnicas como esse índice, passam a enxergar com mais clareza seus gargalos e suas oportunidades. Isso impacta diretamente na qualidade de vida da população”, reforça Arantes.
De acordo com o Anuário Socioeconômico Cantu em Movimento, os municípios da região de Cantuquiriguaçu apresentam resultados gerais acima da média nacional. O documento aponta que essa performance reforça a importância do índice como base para diagnósticos precisos.
Além disso, ao identificar áreas prioritárias que exigem atenção dos gestores, como vulnerabilidade social, segurança, saneamento básico e educação, o IGM/CFA se consolida como um apoio estratégico às gestões, oferecendo apoio à formulação de ações estruturadas e planejamento de políticas públicas para esses municípios.
Confira aqui a nova edição do anuário, do Grupo Correio.
Adriana Mesquita
Assessoria de Comunicação CFA
