No XIX Fórum Internacional de Administração (FIA 2025), a palestra “O Futuro da Administração: Novas Perspectivas e Oportunidades para a Maturidade Profissional” trouxe reflexões profundas sobre os desafios e caminhos da profissão em um cenário cada vez mais digital, complexo e orientado a dados. Conduzida pelo administrador Joubert Fidelis, um dos nomes mais atuantes na interlocução entre Administração e tecnologia, a apresentação evidenciou como a evolução das competências profissionais será determinante para a relevância da área nas próximas décadas.
Administrador, Mestre e Doutor em Ciência da Informação pela UFMG, Joubert é referência nacional quando o tema é transformação digital. Atualmente, coordena a Comissão de Transformação Digital do CRA-MG e atua como vice-coordenador da mesma comissão no CFA. Autor do livro “UAI IA! Uma Abordagem Inteligente para a Inteligência Artificial na Gestão”, o palestrante tem trajetória sólida em tecnologia e gestão: já foi analista e gerente de projetos de TI, gestor de micro e pequenas empresas do setor, além de exercer funções de gerência e diretoria em Instituições de Ensino Superior. No Sistema CFA/CRAs, cumpre seu quarto mandato como conselheiro.
Durante sua exposição, Joubert falou que “não tem hora e nem idade para aprender”. Nesse cenário, ele explicou que a transformação sempre existiu. Contudo, as transformações aconteciam em um prazo maior. Hoje, não mais. “O mundo está girando e não é como impedir ou ignorar as novas mudanças”, destacou.
Ele comentou, ainda, que a experiência é um ativo estratégico na era da IA é destacou que a maturidade profissional em Administração não é apenas uma etapa da carreira, mas um diferencial estratégico.
Para ele, o futuro exige gestores capazes de integrar competências humanas e tecnológicas, dominando ferramentas digitais — especialmente a inteligência artificial — sem abrir mão de valores como ética, liderança e visão sistêmica. Para o palestrante, esse equilíbrio será o alicerce das novas oportunidades que emergem para administradores em todas as áreas de atuação.
Ana Graciele Gonçalves
Assessoria de Comunicação CFA
