Durante a tarde desta quarta-feira, 26/11, o XIX Fórum Internacional de Administração recebeu o Fórum ADM Mulher com o painel “Legado de Mulheres: Deixar Marcas Invisíveis, Construir Alianças Imbatíveis”, um encontro marcado por emoção, aprendizados profundos e reflexões sobre o papel feminino na sociedade contemporânea. Sob mediação de Sarah Ataides Feitosa, as painelistas Renata La Porta e Vera Guimarães compartilharam histórias pessoais de superação e conquistas, ressaltando a importância de criar redes de apoio e transformar dores em força.
Renata La Porta: mudar a cultura para libertar caminhos
Em um dos momentos mais marcantes do painel, Renata La Porta contou um pouco da sua trajetória a frente do buffet que leva seu nome. A chef carioca possui mais de duas décadas de experiência, com estágios na Suíça e treinamento em alguns dos estrelados restaurantes do planeta.
Na oportunidade, ela destacou que o maior legado que as mulheres podem deixar é a transformação cultural que permite que cada uma escolha o próprio caminho:
“Ver que a riqueza que eu tinha herdado da minha família era a educação. Mas a gente tem que mudar essa cultura de uma forma geral para que as mulheres possam cada vez mais ocupar seus lugares. Esse é o legado: mudar essa cultura, deixar a mulher livre para escolher o seu caminho e quebrar todos os preconceitos que nos seguram.”
Renata emocionou o público ao revisitar dores profundas, especialmente a do relacionamento abusivo que quase a levou à falência — física, emocional e financeiramente:
“A gente acha que é toda poderosa e que pode se envolver com uma pessoa que vai nos botar pra baixo… Esse aprendizado quase me botou na lona. Foi a maior dor que eu passei: perceber que eu também sou vulnerável. Quase quebrei no divórcio. Graças a Deus não quebrei.”
Ao mesmo tempo, ela trouxe sua maior alegria, que equilibra todo o percurso:
“Minha maior alegria é ser mãe do Noah.”
Vera Guimarães: entre perdas, força e reconhecimento
Vera Guimarães também compartilhou a sua história. Executiva com 40 anos de atuação em Tecnologia de Informação nos setores público, financeiro, logístico, turismo e seguro, ela conta que ser mulher e atuar na área de tecnologia ainda é um desafio para público feminino.
Além disso, ela compartilhou vivências poderosas sobre dores que moldam trajetórias. Ela lembrou os desafios vividos enquanto mulher na tecnologia, área marcada por longas jornadas e constantes renúncias:
“Muitas vezes a gente tem que abrir mão dos nossos filhos para poder trabalhar… sempre fica aquele pezinho, aquela dor de não dar atenção devida quando eles precisam da gente.”
Em um relato emocionante, Vera falou sobre a perda do filho aos 28 anos — e sobre uma conversa marcante que teve com ele quatro anos antes:
“Eu disse: ‘Meu filho, tenho um peso na consciência tão grande de ter largado vocês tantas vezes à noite.’ E ele respondeu: ‘Mãe, a gente tem o que tem e é o que é por causa de você.’”
Ela compartilhou essa lembrança como um recado às mulheres que carregam culpas silenciosas:
“Os filhos reconhecem a gente pelo trabalho que desenvolvemos. Eles sabem que fizemos muito em função deles. Não carreguem esse peso.”
O painel “Legado de mulheres: deixar marcas invisíveis, construir alianças imbatíveis” se consolidou como um dos momentos mais tocantes do XIX FIA. Entre dores, alegrias e superações, Renata La Porta e Vera Guimarães mostraram que legados não se constroem apenas com grandes feitos, mas também com vulnerabilidade, consciência e honra às próprias histórias.
Plenária ADM Mulher
Após o painel, as profissionais de Administração do Sistema CFA/CRAs que compõem o ADM Mulher promoveram uma plenária. O grupo, coordenado pela conselheira federal, Admª Rita Maria Silveira da Silva, traçou estratégias para fortalecer a atuação das mulheres profissionais de Administração.
Durante a plenária, a equipe recebeu a vista do presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo, e o vice-presidente do CFA, Adm. Gilmar Camargo. Na ocasião, Gilmar adiantou que a Organização Latino-Americana de Administração (OLA) se prepara para criar um fórum latino americano de mulheres.
Ana Graciele Gonçalves
Assessoria de Comunicação CFA
