No momento, você está visualizando CFA participa do 6º Prêmio Rede Governança Brasil, que reconhece boas práticas no setor público

CFA participa do 6º Prêmio Rede Governança Brasil, que reconhece boas práticas no setor público

O Conselho Federal de Administração (CFA) participou, nesta terça-feira, 4/11, do 6º Prêmio Rede Governança Brasil (RGB), iniciativa realizada pela RGB em parceria com o Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP). A cerimônia aconteceu na Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, reunindo autoridades, gestores públicos, representantes de instituições participantes e imprensa.

Reconhecido como uma das principais premiações dedicadas à Governança Pública no país, o Prêmio RGB celebra organizações públicas que se destacam na adoção de práticas que promovem desenvolvimento sustentável, equidade social e defesa dos direitos humanos. A iniciativa contempla órgãos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de estatais e municípios integrados ao Programa Nacional em Governança Pública (PRONAGOV), que já capacitou quase 400 cidades em todo o Brasil.

IGM-CFA integra metodologia de avaliação

Nesta edição, o Índice de Governança Municipal do CFA (IGM-CFA) foi uma das ferramentas utilizadas pelos avaliadores na análise dos municípios participantes. O uso do indicador reforça a contribuição técnica do Sistema CFA/CRAs na promoção de políticas públicas baseadas em métricas de gestão e indicadores de desempenho.

Segundo o diretor da Câmara de Governança e Controle do CFA, Adm. Fábio Mendes Macedo, o IGM-CFA é uma ferramenta que avalia os mais de cinco mil municípios brasileiros a partir de três indicadores: finanças, gestão e desempenho.

“Estarmos aqui, nesse evento, contribuindo para uma premiação tão importante, é um marco muito importante para o CFA, pois coloca o Sistema CFA/CRAs em posição de destaque, para um trabalho contínuo. É o Sistema CFA/CRAs presente, fazendo a diferença por meio da Administração”, afirmou.

Durante o evento, a presidente da RGB, Cristiane Nardes Farina, agradeceu a parceria do CFA.

O diretor do ICGP, Henrique Farinon, também agradeceu todos os profissionais de Administração do Brasil, especialmente o CFA por ser parceiro do PRONAGOV.

“Por meio dessa parceria, utilizamos o IGM-CFA como uma das métricas do nosso programa, que é uma iniciativa de capacitação e mentorias em governança pública para municípios. O IGM é o nosso grande balizador para a realização do Prêmio”, destacou o diretor.

CFA no júri técnico

Além de usar o IGM-CFA como métrica para avaliar os municípios brasileiros, a autarquia fez parte do júri que avaliou os concorrentes ao Prêmio. Além do CFA, a equipe avaliadora contou com representantes do Conselho de Ética da RGB, CFC, Fix Governança e Gestão, Instituto Protege, IGCP e dois representantes da Meta5.

O diretor de Eventos e Promoções do CFA, Adm. Inácio Guedes, representou o CFA no júri e destaca a importância da Administração para o país.

O evento teve como anfitrião o Embaixador da RGB, Ministro Augusto Nardes, que lidera, desde 2015, o movimento nacional em defesa da governança pública e foi responsável por consolidar o tema no Tribunal de Contas da União (TCU).

Simpósio “Governança, IA e Transparência na Administração Pública”

O CFA, por meio do diretor da CGC, Adm. Fábio Mendes Macedo, e do assessor Técnico, Fábio Fernandes, esteve no Simpósio “Governança, IA e Transparência na Administração Pública”. O evento, que antecedeu a premiação da RGB, aconteceu no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.

O evento reuniu parlamentares, membros dos Tribunais de Contas, gestores e servidores públicos para discutir temas como Lei de Acesso à Informação (LAI), Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Marco Legal da Inteligência Artificial (IA), Inovação e consensualismo na administração pública, transparência e confiança institucional.








Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA