O Conselho Federal de Administração (CFA) participou, nesta terça-feira, 4/11, do 6º Prêmio Rede Governança Brasil (RGB), iniciativa realizada pela RGB em parceria com o Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP). A cerimônia aconteceu na Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, reunindo autoridades, gestores públicos, representantes de instituições participantes e imprensa.
Reconhecido como uma das principais premiações dedicadas à Governança Pública no país, o Prêmio RGB celebra organizações públicas que se destacam na adoção de práticas que promovem desenvolvimento sustentável, equidade social e defesa dos direitos humanos. A iniciativa contempla órgãos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de estatais e municípios integrados ao Programa Nacional em Governança Pública (PRONAGOV), que já capacitou quase 400 cidades em todo o Brasil.

IGM-CFA integra metodologia de avaliação
Nesta edição, o Índice de Governança Municipal do CFA (IGM-CFA) foi uma das ferramentas utilizadas pelos avaliadores na análise dos municípios participantes. O uso do indicador reforça a contribuição técnica do Sistema CFA/CRAs na promoção de políticas públicas baseadas em métricas de gestão e indicadores de desempenho.
Segundo o diretor da Câmara de Governança e Controle do CFA, Adm. Fábio Mendes Macedo, o IGM-CFA é uma ferramenta que avalia os mais de cinco mil municípios brasileiros a partir de três indicadores: finanças, gestão e desempenho.
“Estarmos aqui, nesse evento, contribuindo para uma premiação tão importante, é um marco muito importante para o CFA, pois coloca o Sistema CFA/CRAs em posição de destaque, para um trabalho contínuo. É o Sistema CFA/CRAs presente, fazendo a diferença por meio da Administração”, afirmou.
Durante o evento, a presidente da RGB, Cristiane Nardes Farina, agradeceu a parceria do CFA.
O diretor do ICGP, Henrique Farinon, também agradeceu todos os profissionais de Administração do Brasil, especialmente o CFA por ser parceiro do PRONAGOV.
“Por meio dessa parceria, utilizamos o IGM-CFA como uma das métricas do nosso programa, que é uma iniciativa de capacitação e mentorias em governança pública para municípios. O IGM é o nosso grande balizador para a realização do Prêmio”, destacou o diretor.
CFA no júri técnico
Além de usar o IGM-CFA como métrica para avaliar os municípios brasileiros, a autarquia fez parte do júri que avaliou os concorrentes ao Prêmio. Além do CFA, a equipe avaliadora contou com representantes do Conselho de Ética da RGB, CFC, Fix Governança e Gestão, Instituto Protege, IGCP e dois representantes da Meta5.
O diretor de Eventos e Promoções do CFA, Adm. Inácio Guedes, representou o CFA no júri e destaca a importância da Administração para o país.
O evento teve como anfitrião o Embaixador da RGB, Ministro Augusto Nardes, que lidera, desde 2015, o movimento nacional em defesa da governança pública e foi responsável por consolidar o tema no Tribunal de Contas da União (TCU).
Simpósio “Governança, IA e Transparência na Administração Pública”
O CFA, por meio do diretor da CGC, Adm. Fábio Mendes Macedo, e do assessor Técnico, Fábio Fernandes, esteve no Simpósio “Governança, IA e Transparência na Administração Pública”. O evento, que antecedeu a premiação da RGB, aconteceu no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.
O evento reuniu parlamentares, membros dos Tribunais de Contas, gestores e servidores públicos para discutir temas como Lei de Acesso à Informação (LAI), Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Marco Legal da Inteligência Artificial (IA), Inovação e consensualismo na administração pública, transparência e confiança institucional.

Ana Graciele Gonçalves
Assessoria de Comunicação CFA
