Em novembro deste ano, o evento chega à sua 19ª edição e marca encerramento do Jubileu de Diamante
Dos 60 anos de regulamentação da Administração no Brasil, em 36 deles o Fórum Internacional de Administração (FIA) esteve presente, pautando assuntos fundamentais ligados à profissão em grandes cidades do país e do mundo. De natureza itinerante, neste ano, o evento chega à capital do país com a sua XIX edição, encerrando as programações do Jubileu de Diamante.
Criado com o propósito de estreitar as relações entre os profissionais da administração, por meio da troca de ideias e de experiência sobre o exercício íntegro da gestão pública e privada, o FIA carrega o título de mais expressivo evento internacional dedicado à profissão. Ainda em sua primeira edição, o Fórum já se consolidou com sucesso, superando a marca dos mil inscritos.
Desde 1989, sete países, além do Brasil, foram palco para os debates e exposições sobre a correta administração.
Confira as cidades onde o FIA já fez check-in:
1989: Porto Alegre (RS), Brasil. Nascido em terras gaúchas, foi no sul do país que o evento deu seus primeiros passos no cenário de debates na Administração. Apesar de ser muito cedo para calcular o impacto naquela época, o ano marca o início da jornada promissora de um evento que se aproxima das quatro décadas de existência.
1991: Santa Catarina (SC), Brasil. Ainda no Sul do Brasil, em 1991, foi a vez de Florianópolis, Santa Catarina, receber profissionais do país e do mundo em debates sobre a ciência da Administração para os novos tempos.
1993: Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Na terceira edição do evento, a paisagem do Rio de Janeiro foi plano de fundo para o encontro internacional dos administradores. Naquela época, estavam em pauta questões como a revolução digital no Brasil e a escala de vendas de computadores domésticos.
1995: Miami, Estados Unidos. O estado da Flórida, nos Estados Unidos, marcou o primeiro carimbo internacional do FIA em 1995. Localizada na costa leste do país, a cidade de Miami foi palco para discussões sobre globalização, commodities e turismo internacional.
1997: Madri, Espanha. Dois anos depois, em 1997, foi a vez de Madri, na Espanha, sediar a quinta edição do Fórum Internacional de Administração. Essa foi a primeira vez do evento no continente europeu, em que foram foram debatidos assuntos voltados para as novas potências econômicas mundiais e os prós e contras da União Europeia.
1999: Montreal, Canadá. No Canadá, a sexta edição do FIA atraiu participantes de todos os continentes para a segunda cidade mais populosa do país. Em 1999, Montreal reuniu o público profissional de Administração em palestras e exposições sobre as pautas mais importantes no mundo da gestão daquela época.
2001: Goiás (GO), Brasil. De volta em terras brasileiras, o Centro-Oeste, especificamente Goiânia, recebeu pela primeira vez o Fórum Internacional de Administração. Naquele tempo, o evento dedicou a programação a temas voltados para a produtividade, recursos humanos e inovação da tecnologia.
A passagem do evento no estado também deu origem a diretrizes que pautaram as próximas edições e estabeleceu o FIA como maior evento de Administração do Brasil.
2003: Lisboa, Portugal. Em Lisboa, as políticas sociais, geração de emprego e renda, comércio e o desenvolvimento de todos os continentes foram alguns dos temas debatidos na oitava edição. O ano representou também um marco nos diálogos propositivos e para o entendimento da geopolítica na época.
2005: Acapulco, México. Famosa pelas belas praias, vida noturna e paisagens naturais, em 2005, Acapulco se tornou a cidade da Administração ao receber a nona edição do FIA. O balneário, localizado na costa do Pacífico, trouxe ao debate assuntos voltados sobre a nova ordem mundial, a inserção ao microcrédito, bem como as alternativas do mercado para impulsionar a economia dos países.
2007: Coimbra, Portugal. De volta a Portugal, o ano de 2007 marcou a décima edição do Fórum Internacional de Administração. Na época, a cidade de Coimbra recepcionou o evento, que contou com grande participação estudantil luso-brasileira e nomes da ciência da Administração.
Entre os assuntos debatidos, destacam-se a projeção do euro, a grande crise das bolsas orientais que abalaram o mundo corporativo e a automação na produção.
2009: Fortaleza (CE), Brasil. Em terras alencarinas, a décima primeira edição do evento atraiu um grande público da região nordeste, que acompanhou as discussões sobre defesas digitais contra ataques cibernéticos, geopolítica e a gestão Obama nos Estados Unidos. A edição contou com o apoio da Universidade Estadual do Ceará e organização do Conselho Regional de Administração (CRA-CE).
2011: Turim, Itália e Genebra, Suíça. Simultaneamente, as duas cidades europeias receberam o FIA em 2011, que tratou de questões voltadas para a preservação ambiental, sustentabilidade e responsabilidade social.
2013: Gramado (RS), Brasil. Em 2013, a chegada do FIA na Serra Gaúcha aconteceu graças ao trabalho conjunto dos Conselhos Regionais de Administração do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Lá, assuntos voltados para as tendências para o futuro da Administração e dos negócios, desenvolvimento das carreiras na nova ordem mundial, empreendedorismo, inovação e governança marcaram a edição.
2015: Rio de Janeiro (RJ), Brasil. O clima tropical praiano do Rio de Janeiro abraçou novamente o Fórum Internacional de Administração em 2015. Naquele ano, o FIA teve uma programação especial que foi marcada pelas celebrações do Jubileu de Ouro dos 50 anos de regulamentação da Administração.
2017: Gramado (RS), Brasil. A passagem do Fórum em Gramado no ano de 2017 contou com debates sobre crescimento e desenvolvimento, apoiados em quatro eixos: Cenários, Gestão de Pessoas, Inovação e Sustentabilidade e Gestão Pública. A edição também foi marcada pela presença de palestrantes nacionais e internacionais de peso, referências no meio acadêmico e empresarial, vindos de Portugal, Canadá e França.
2019: Palmas (TO), Brasil. Promovido pelos Conselhos Regionais de Administração do Tocantins e do Distrito Federal, em parceria com o CFA, a edição de 2019 teve como tema a “Liderança empreendedora – uma realidade necessária”. Em um ano marcado por turbulências políticas e econômicas no Brasil, 2019 também recepcionou o último FIA antes do período de pandemia pela Covid-19.
2022: Belém (PA), Brasil. Em 2022, as programações do evento voltaram a rodar o País após o fim da pandemia. Em Belém, o evento trouxe reflexões sobre a ciência da Administração, ética, sustentabilidade e governança.
2024: Gramado (RS), Brasil. A edição de 2024 foi marcada pela pluralidade de países presentes em Gramado. Entre as nações representadas pelos oradores, estiveram: Angola, Argentina, Brasil, Estados Unidos, Holanda, Portugal, Rússia, São Tomé e Príncipe e Uruguai.
Na pauta, foram destacadas questões sobre a Gestão Pública até Smart Cities – Otimização do uso dos recursos que visam solucionar os problemas urbanos.
2025: Brasília (DF), Brasil. Para marcar o encerramento do Jubileu de Diamante dos 60 anos da profissão, o XIX FIA desembarcará em Brasília nos dias 26, 27 e 28 de novembro. Durante os três dias, o Fórum despertará a reflexão sobre os valores construídos ao longo da história da profissão, os caminhos que estão sendo construídos para o futuro e o papel da espiritualidade integrada nas práticas de liderança e gestão.
Inscreva-se e participe do FIA 2025!
Ana Paula Sousa
Assessoria de Comunicação CFA
