Evento reuniu profissionais e acadêmicos de todo o país em workshops, palestras e premiações
Mais de 1.800 pessoas prestigiaram a 49ª reunião anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), o EnANPAD 2025. O evento ocorreu em Aracaju–SE, entre os dias 1º e 3 de outubro, promovendo palestras, painéis de debates, workshops e apresentação de trabalhos científicos.
A edição teve como tema a “Sustentabilidade em gestão: reconhecendo identidades, experiências locais e desafios globais” e buscou promover a reflexão sobre uma gestão inclusiva e conectada com as complexidades de cada território. Entre o público, os professores universitários de cursos de pós-graduação stricto sensu, mestrandos e doutorandos de Administração formaram maioria, vindos de todas as unidades da federação.
Durante os três dias, o encontro contou com mais de 200 painelistas e palestrantes nacionais e internacionais e promoveu 413 sessões de apresentação de trabalhos, nas quais cerca de 1.562 artigos foram apresentados. Entre eles, esteve o da administradora mineira e mestranda em Controladoria e Contabilidade pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Helen Rose Pereira, que ganhou o Prêmio Clóvis L. Machado-da-Silva de melhor trabalho apresentado no 49º do EnANPAD.
Intitulado “Enquanto uns choram, outros vendem armas: desempenho econômico-financeiro de empresas da indústria armamentista durante recentes conflitos armados”, o trabalho da administradora buscou analisar o desempenho econômico-financeiro das principais companhias globais do setor armamentista, levando em conta os conflitos recentes entre Rússia e Ucrânia e entre Israel e Hamas. A pesquisa teve caráter quantitativo e descritivo, dividido em duas etapas complementares: um estudo de eventos e uma análise financeira, em que o desempenho dessas empresas foi comparado ao de companhias de outros setores em seus respectivos países de origem.
“Receber o prêmio foi uma alegria imensa e uma honra acadêmica. Mais do que um reconhecimento, considero um incentivo à pesquisa crítica e ética, que busca enfrentar temas sensíveis e revelar com base científica os paradoxos do mundo contemporâneo”, compartilha Helen, administradora há 23 anos.

Parceria
Essa foi a primeira vez que o Conselho Federal de Administração (CFA) esteve presente como apoiador no EnANPAD. Segundo o diretor da Câmara de Formação e Educação (CFE), Adm. Júlio Francisco Dantas Rezende, o evento foi uma oportunidade para o CFA estar próximo e estabelecer um relacionamento com o público administrador que participa das programações.
“A 50ª edição acontecerá em Fortaleza, e nós do CFA temos o interesse em continuar essa parceria com a ANPAD, nos aproximando cada vez mais dos pesquisadores que ajudam a construir a ciência da administração”, reforça o diretor.
Ana Paula Sousa
Assessoria de Comunicação CFA
