A programação do Encontro Regional dos Profissionais de Administração da Região Sudeste 2025 terminou, nesta sexta-feira, 26/9, com a palestra “NR-1 e bem-estar no trabalho: Segurança que gera qualidade de vida nas organizações”. O tema propôs uma reflexão sobre a importância de alinhar normas regulatórias à saúde mental, ao equilíbrio emocional e à produtividade no ambiente corporativo.
Os palestrantes Adm. Jefferson Araújo, especialista em Mindfulness, membro do Program on Negotiation da Universidade de Harvard e vice-presidente do CRA-PE; e a Dra. Mariana Benevides, médica psiquiatra com pós-graduação pelo Instituto Albert Einstein e especialista em Psicofarmacologia, conduziram a discussão, que foi mediada pela Tecnóloga Silvana Pugedo, diretora de Relações Institucionais do CRA-MG.
De acordo com Jefferson, o líder da organização tem papel estratégico na prevenção e na adoção de atitudes que favorecem o bem-estar. Além disso, ele provocou o público a fazer uma auto percepção e pensar “como está minha saúde mental?”.
Para exemplificar, ele destacou o Programa de Desenvolvimento Humano, realizado pelo CFA, sob responsabilidade do diretor Administrativo e Financeiro da autarquia, Adm. Francisco Costa, o Xikym.
Outro ponto, é a importância do plano de capacitação e treinamento das empresas. “Isso vai ajudar muito no engajamento dos colaboradores”, comentou.
Durante a exposição, Jefferson Araújo destacou que a NR-1, norma que estabelece disposições gerais sobre segurança e saúde no trabalho, precisa ser interpretada não apenas como uma exigência legal, mas como um instrumento de promoção de bem-estar. Segundo ele, práticas como o Mindfulness e a gestão humanizada contribuem para que as empresas não apenas cumpram a legislação, mas também fortaleçam o clima organizacional e a qualidade de vida dos colaboradores.
Já a Dra. Mariana Benevides fez uma comparação do perfil dos colaboradores de acordo com as gerações e citou as características dos colaboradores que têm maior pré-disposição para desenvolver burnout.
“O cuidado com a saúde mental no ambiente corporativo é cada vez mais urgente”, comentou.
Ela lembrou que o burnout está entre as principais causas de afastamento do trabalho e que a atenção preventiva, aliada a programas de apoio e acompanhamento, pode reduzir significativamente os impactos negativos tanto para os profissionais quanto para as organizações.
Além disso, a médica mostrou métodos de prevenção baseados em evidências e apontou caminhos para buscar tratamentos.
Para ela, os seis pilares para a saúde mental são:
– Atividade física diária
– Sono média 8h por noite
– Boa relação social com amigos e familiares
– Alimentação equilibrada
– Evitar tóxicos, drogas em geral, cafeína
– Lidar com estresse por meio de terapias, meditação, espiritualidade.
Ao final, os palestrantes responderam perguntas do público.
Ana Graciele Gonçalves
Assessoria de Comunicação CFA
