Honrando o passado, debatendo o futuro e reconhecendo seus protagonistas. Foi assim que o Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro celebrou os 60 anos de regulamentação da profissão em um mês de setembro memorável.
As comemorações do Jubileu de Diamante tiveram seu ápice intelectual no ENCAD 2025, que atraiu milhares de participantes, e seu reconhecimento máximo na Alerj — com a homenagem a profissionais de destaque. Houve, ainda, momento de reflexão em uma cerimônia ecumênica, consolidando um marco de celebração, prestígio e planejamento para os próximos anos da profissão.
Nos dias 9 e 10 de setembro, a comunidade de Administração fluminense presenciou um evento monumental. O ENCAD 2025 consolidou-se como um marco histórico ao celebrar o Jubileu de Diamante em uma edição memorável, realizada diretamente do Centro de Convenções da Bolsa de Valores.
Com um formato híbrido que combinou a energia do encontro presencial com a abrangência do digital, o evento foi transmitido ao vivo pelo YouTube e pela plataforma do CRA-RJ, alcançando um público massivo e superando a marca de 5.000 visualizações. Além disso, mais de 820 pessoas estiveram presenciais no evento com o tema central “Transições: Ainda estaremos aqui”.
A programação do ENCAD 2025 foi um reflexo fiel dos desafios e das oportunidades atuais, proporcionando debates de alto nível. Os painéis abordaram temas cruciais, como o “Impacto das Tecnologias nos Modelos de Gestão”, que mergulhou na aplicação prática da IA, e as “Realidade e Perspectivas do Trabalho”, que discutiu as novas carreiras e a liderança no mundo híbrido.
O evento também provocou os gestores com o tema “Organizações Ambidestras” e trouxe à tona discussões de grande impacto social e econômico, como “As Faces do Empreendedorismo” e o “Fórum Brasil x Peru”, que discutiu a Rota Bioceânica.
Para dar vida a debates tão relevantes, o ENCAD 2025 reuniu um time de especialistas de renome como Adm. Wagner Siqueira, Alfonso Velasquez, André Luiz Fonseca, Aspásia Camargo e Dra. Cristiane Viegas. Incluiu, ainda, a presença de nomes Fabrini Andrade, Fábio Rosé, Hector Gusmão, Janine Trambaioli, Marcelo Paluma, Monica Romero e Renato Senna.
Atividade Cultural
Desde a década de 1980, o CRA-RJ, sob a liderança do presidente Administrador Wagner Siqueira, visa estudar a dimensão gerencial e mundo das organizações explorando as características de figuras históricas ou ficcionais. A partir desta ideia, já foram encenadas obras imortais como “Rei Lear”, de Shakespeare; e “Casa de Bonecas”, de Ibsen.
Para abrilhantar ainda mais o Encad 2025, foi escolhida a apresentação da peça “O Mercador de Veneza”, também do ‘bardo inglês’. Logo depois, houve o debate analisando a contribuição da arte para os diagnósticos e propostas de executivos, de profissionais de organizações, de estudiosos e estudantes de administração, de professores e de alunos às de especialistas e de intelectuais, de artistas, de produtores e de operadores em atividades culturais.
2ª OBAdm
Um dos momentos mais inspiradores do evento foi a cerimônia de culminância da 2ª Olimpíada Brasileira de Administração (OBADM); em uma solenidade emocionante, foram premiados os estudantes de todo o Brasil que se destacaram na competição, demonstrando excelência e paixão pela ciência da Administração. A cerimônia simbolizou a ponte entre as gerações, conectando os grandes nomes do presente com os talentos promissores que moldarão o futuro da profissão.
Ao final dos dois dias, ficou claro que o ENCAD 2025 foi muito mais que uma celebração — foi um catalisador de ideias, uma vitrine de tendências e um ponto de encontro vibrante para toda a comunidade administrativa. O sucesso de público e a celebração de novos talentos reafirmam a força da profissão, deixando um legado de conhecimento e inspiração para os desafios do mundo que nos espera.
Cerimônia ecumênica
Também para celebrar os 60 anos da Administração, o CRA-RJ realizou uma cerimônia ecumênica na Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, no dia 12/09, às 9h30, com o intuito de celebrar a jornada de uma profissão que, com fé e propósito, construiu pontes e moldou o futuro do país. A solenidade contou com missa de ação de graças ministrada pelo padre Arthur José Torres da Conceição, a participação do babalorixá Pedro de Jagun e do representante da comunidade muçulmana Mohamed Saidul, bem como a presença de diversos profissionais do segmento e funcionários da instituição.
Assembleia Legislativa
Ainda como parte central das comemorações dos 60 anos da profissão, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) promoveu uma sessão solene em homenagem ao Jubileu de Diamante da Administração. A cerimônia, conduzida pelo deputado estadual André Corrêa, teve como objetivo honrar a contribuição da categoria para o estado, culminando com a entrega de moções e medalhas a 30 administradores fluminenses de notável destaque — a homenagem formalizou o reconhecimento público à importância estratégica dos profissionais de Administração.
Por Érika dos Anjos – Assessoria de Comunicação do CRA-RJ
Veja mais:




