No momento, você está visualizando CRA-RS celebra Jubileu de Diamante da Administração – 60 anos de regulamentação da Administração no Brasil

CRA-RS celebra Jubileu de Diamante da Administração – 60 anos de regulamentação da Administração no Brasil

A noite do dia 15 de setembro ficou marcada na história da Administração gaúcha, pois nesse dia os Profissionais de Administração do Rio Grande do Sul comemoraram o Jubileu de Diamante da Profissão de Administração – 60 anos de regulamentação da Administração no Brasil. Cerca de 400 pessoas reuniram-se no Teatro da Unisinos, em Porto Alegre, para prestigiar a cerimônia que contou com diversas autoridades e 61 homenageados, entre eles: Administradores, Tecnólogos, Colaboradores do CRA-RS, Instituição e reconhecimentos in memoriam.

Os agraciados com o Jubileu de Diamante ajudaram a construir a Administração gaúcha enquanto profissão regulamentada, técnica, ética e socialmente relevante. O evento não foi apenas uma volta ao passado e legado histórico da Administração, mas também focou nas perspectivas futuras, em discursos que salientaram ideias de inovação, humanização e capacitação.   

As autoridades presentes reforçaram a priorização de um presente e futuro que sigam em consonância com os novos tempos. Compuseram o palco para a solenidade de abertura do evento, o Adm. Leonardo José Macedo – Presidente do Conselho Federal de Administração; Adm Flávio Abreu – Presidente do CRA-RS;  Adm. Eduardo Debacco Loureiro, secretário de Cultura do RS; Adm. Jonas Machado – Secretário Adjunto de Planejamento e Gestão de Porto Alegre; Artur Eugênio Jacobus – Vice-reitor da Unisinos e Patrícia Martins Fagundes Cabral – Decana da Escola de Gestão e Negócios da Unisinos.   

O presidente do Conselho Federal de Administração, Adm. Leonardo José Macedo, salientou que a profissão é fator estratégico para o progresso. “A administração está em tudo, presente em todos os segmentos. É pelas mãos dos administradores que se gera empregos e produz renda. A administração é ciência e profissão”, lembrou. 

Já o presidente do CRA-RS, Adm. Flávio Cardozo de Abreu, frisou a emoção em reunir ex-presidentes que construíram o passado e jovens que projetam o futuro da Administração: “Respeitar o passado, construir o presente e projetar o futuro” foram a tônica de sua fala. Além do encontro de gerações, o evento também oportunizou networking entre os diferentes segmentos da Administração, representados pelos 61 agraciados (confira a lista completa no final da reportagem). 

Patrícia Martins Fagundes Cabral, Decana da Escola de Gestão e Negócios da Unisinos falou sobre a interdisciplinaridade presente na Administração baseada nas obras de Morin; o Adm. Jonas Machado, Secretário Adjunto da Secretária Municipal da Fazenda de Porto Alegre, fez coro à reflexão de Patrícia ao propor um debate sobre o clássico versus contemporâneo. Ele refletiu que conceitos e fundamentos do início do século XX são aplicados ainda hoje com mais ferramentas, mas a essência permanece.

“A IA amplia funções clássicas, hoje em dia a IA analisa grandes volumes de dados, isso nada mais é que o conceito clássico de Fayol”, refletiu. 

Artur Eugênio Jacobus, Vice-reitor da Unisinos, por sua vez, destacou que as Universidades comunitárias possuem valores comuns em relação a Administração e celebrou a capilaridade do curso em instituições de ensino do estado. “Queremos formar gestores técnicamente excelentes e também com valores humanistas, unindo competência e consciência.  Pensamos no resultado econômico e também no impacto social e ambiental”, compartilhou. 

O Adm. Eduardo Debacco Loureiro, secretário de Cultura do RS, fez votos às falas do vice-reitor ao dizer que a Administração oferece “um conjunto de técnicas e ferramentas que tornam a gestão das instituições mais eficientes”. 

O legado do Conselho

Em 60 anos, o profissional de Administração no Brasil passou por inúmeras transformações. No Rio Grande do Sul, o CRA-RS se firmou como referência tanto no rigor regulatório quanto no diálogo com a sociedade e com diferentes áreas de atuação da Administração.

Com mais de 32 mil pessoas físicas e cerca de 2.500 pessoas jurídicas registradas, o Conselho mantém sua autonomia técnica, administrativa e financeira. Ele também atua em cooperação com instituições de ensino e órgãos públicos para aprimorar a educação em Administração, fomentar boas práticas de gestão e garantir que os profissionais assumam responsabilidades éticas, eficazes e humanas.

O presidente do CRA-RS, Adm. Flávio Cardozo de Abreu, anunciou em primeira mão, durante o evento, um novo edital, por meio do qual instituições de ensino podem demonstrar interesse em incorporar a oferta de dois novos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da área: Controladoria e Finanças e Gestão de Pessoas e Liderança. Somando iniciativas dessa natureza recentes e o novo edital, espera-se chegar na marca de 1.100 bolsas de estudos gratuitas distribuídas em 3 anos, conforme edital para Administradores e Tecnólogos em diferentes áreas da gestão. 

Percepções

Alguns dos agraciados compartilharam suas percepções sobre o evento. Uma delas, Admª. Ana Paula Coutinho, diretora administrativa do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), considera a medalha uma materialização de um reconhecimento significativo.  “Ela (a medalha) representa meu segmento de gestão em saúde”, compartilhou.

Ana também ressaltou que esta é uma honraria coletiva. “Recebo em nome de tantos colegas que se dedicam à administração hospitalar”, vibrou.

Já a Admª. Rosecler Maschio Gilioli, presidente da CIC de Nova Prata, afirmou que o evento aproxima a classe, permitindo reconhecimentos que unem trajetória, competência e esforço. “Temos que estar focados na inovação, esta é uma profissão que precisa a todo momento buscar as novidades”, pontuou. 

O Adm. Vinicius Mendes Lima, fundador da Agência Besouro de Fomento Social, representou o viés social e comunitário da Administração, por conta do seu trabalho com qualificação de empreendedores em situação de vulnerabilidade social. “A administração tem vários segmentos possíveis e não serve somente para grandes empresários, mas também para micros e para quem está iniciando na sua trajetória empreendedora”, alertou. 

“O administrador tem um papel essencial na evolução do comércio, na qualificação da gestão e no fortalecimento das entidades que representam os lojistas”, sublinhou Arcione Piva, presidente do Sindilojas Porto. Já para o Adm. Giovanni Luigi Calvario, do Grupo Veppo, o reconhecimento do CRA-RS simboliza o esforço cotidiano de aplicar a ciência da Administração.

“Esta medalha mostra que o trabalho feito com seriedade e dedicação em favor da gestão de empresas familiares tem um impacto que vai além do negócio, atingindo a comunidade”, ponderou.  

Da mesma forma, o Adm. João Alberto Gonçalves Junior, ex-vice-presidente de Fiscalização e Registro do CRA-RS e Diretor de Gestão, Administrativo e Financeiro da Portos RS, ressaltou o papel da Administração no setor público. “Receber esta homenagem é entender que a gestão eficiente de portos e da infraestrutura não é apenas técnica, mas estratégica para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul”, salientou.

Trazendo uma visão institucional, a Admª. Claudia de Souza Pereira Abreu, ex-presidente do CRA-RS e do Fórum-RS, afirmou que “o Conselho tem a responsabilidade de congregar e valorizar a diversidade de segmentos em que o Administrador atua; este Jubileu reforça nossa missão de mostrar que a profissão é essencial em todos os espaços”.

Nesse sentido, a  Admª. Cláudia de Salles Stadtlober, ex-presidente do CRA-RS, realçou o desafio e a satisfação de congregar segmentos diversos — público, privado, acadêmico, saúde, etc. — e afirmou que o Conselho tem conseguido mostrar que a profissão acontece em todos eles, em prol de todos.

Conheça os 61 agraciados do Jubileu de Diamante da Administração – 2025:

Clique aqui e veja a galeria de imagens do evento:

Por Ícaro Kropidloski – assessoria de comunicação do CRA-RS

 

Veja ainda:

Exposição “Jubileu de Diamante: Resgatando a História” é inaugurada na sede do CRA-RS

Palácio Piratini fica iluminado de azul como homenagem ao Dia do Profissional de Administração