Na noite da última sexta-feira, 5 de setembro, a Câmara Municipal de Fortaleza realizou uma sessão solene em comemoração aos 60 anos da regulamentação da profissão de administrador no Brasil. A solenidade, realizada no Plenário Fausto Arruda, foi proposta pelo vereador Marcelo Mendes (PL) e reuniu autoridades, profissionais da área e representantes de entidades da administração.
Durante a cerimônia, o presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Leonardo Macedo, foi um dos homenageados. Cearense e profundo defensor da valorização da administração como ciência fundamental para o desenvolvimento do país, ele destacou, em seu discurso, o papel estratégico do administrador na construção de uma sociedade mais justa, eficiente e inovadora. “Estamos trazendo aqui uma mensagem de valorização da nossa profissão. O que a administração pode fazer na geração de emprego, na geração de renda, na elaboração de boas e novas políticas públicas que tragam benefícios reais para a sociedade. É a ciência da gestão, do planejamento, do controle, da inovação e do empreendedorismo”, ressaltou.
Para o vereador Marcelo Mendes, que também é administrador formado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), o momento é de reconhecimento e reforço do papel técnico e estratégico que os administradores exercem, especialmente na gestão pública. “A prestação do serviço público só chega com eficiência e eficácia quando é gerida por uma equipe técnica. Luto há muitos anos para que a máquina pública de Fortaleza e do Ceará contem com uma carreira específica para administradores”, defendeu o parlamentar.
A mesa da solenidade foi composta por representantes de importantes instituições da administração no estado: além do presidente do CFA, Leonardo Macedo, estiveram presentes o presidente do Conselho Regional de Administração do Ceará (CRA-CE), Francisco Rogério Cristino; o presidente da Academia Cearense de Administração (ACAD), João Alves Guilherme; e o presidente da Associação dos Administradores do Estado do Ceará (AADECE), Lamarck Mesquita Guimarães.
Com informações da Câmara de Fortaleza.
