No momento, você está visualizando Em Porto Velho-RO, Erpa Norte debate os desafios e perspectivas da profissão da Administração  

Em Porto Velho-RO, Erpa Norte debate os desafios e perspectivas da profissão da Administração  

O Encontro Regional dos Profissionais de Administração da Região Norte de 2025 (ERPA NORTE) desembarcou em Porto Velho, Rondônia, para dois dias recheados de painéis e palestras sobre as oportunidades e desafios da Administração. O evento, que iniciou na noite desta quinta-feira (21), reuniu centenas de estudantes, acadêmicos, empreendedores e profissionais da Administração de toda a região norte, e trouxe como tema as Oportunidades e Desafios da Gestão na Amazônia.

Esta é a primeira vez que Rondônia recebe um dos mais relevantes fóruns de debates sobre a administração no Brasil. O evento foi organizado pelo Conselho Regional de Administração do Rondônia (CRA-RO), com apoio do Conselho Federal de Administração (CFA), e segue com programações até sexta-feira (22).

Durante a cerimônia de abertura, o Presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo celebrou a realização do evento e mencionou o momento como uma oportunidade de reflexão dos sessenta anos completos da Administração no país, bem como dos próximos que virão.

“Me resta parabenizar todos que fazem o nosso CRA de Rondônia. Esse momento é a consagração de um trabalho que contou com o apoio do CFA para a nossa regional. Além disso, é um momento de debatermos tudo o que fizemos nesses sessenta anos e o que podemos melhorar para os próximos sessenta”, disse.

O Vice-Presidente do CFA, Adm. Gilmar Camargo destacou o evento como parte da programação especial do Jubileu de Diamante dos 60 anos da Administração, e enfatizou as próximas atividades celebrativas programadas ao longo do ano de 2025.

O Adm. Francisco Tavares, Conselheiro Federal pelo Estado de Rondônia, reforçou os agradecimentos aos envolvidos na organização do Erpa Norte, e destacou o papel do Sistema CFA/CRAs na valorização do profissional de Administração. 

“Esse momento é de oportunidade. Elas estão batendo em nossas portas e não podemos deixá-las passar”, enfatizou.

Palestras 

A programação do Erpa Norte 2025 trouxe temas estratégicos, abordando Inovação em gestão pública e privada; sustentabilidade e desenvolvimento regional; liderança e transformação digital; e empreendedorismo e governança. Abrindo as atividades do dia, a professora e palestrante Michelle Schneider movimentou o público presente no auditório do Hotel Oscar, com reflexões sobre o futuro do trabalho na era da Inteligência Artificial Generativa.

“Como que a gente se prepara para esse futuro que está tão difícil de prever?”, indagou a palestrante. “Acredito seja no desenvolvimento de quatro pilares compostos por: uma mente inovadora: como que a gente pode se reinventar e não para de aprender; letramento tecnológico: como podemos desenvolver repertório com a Inteligência Artificial; Saúde mental e inteligência emocional”, destacou.

Para ela, exercitar esses pilares pode ser benéfico tanto para os jovens que estão ingressando no mercado de trabalho, quanto aqueles que já estão inseridos poderem se ajustar à um setor em constante mudança. 

A segunda e última palestra do dia foi comandada pelo consultor de Negócios e especialista em Neurociência Comportamental José Raul Baptista, que abordou os principais desafios enfrentados por líderes na atualidade e estratégias práticas para superá-los. Durante sua fala, José propôs reflexões sobre o papel do líder na transformação de realidades e fortalecimento de equipes.

“Os dias de hoje determinaram o fim do formato de liderança baseado no comando/controle e os profissionais precisam se preparar, cada vez mais, como líderes e entender que a preparação irá fazer parte da estratégia do negócio. O líder hoje tem uma posição vital, pois quanto mais artificial ficar a parte técnica, praticar uma liderança mais humana será o diferencial positivo, por isso, exercitar esse lado é fundamental”, compartilhou o palestrante.