O Conselho Federal de Administração (CFA), em parceria com o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), lançou oficialmente, nesta quarta-feira (20/08), durante o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, realizado no Sebrae-ES, em Vitória, a pesquisa “MEMP e CFA unidos no aprimoramento da gestão que impulsiona os pequenos negócios”.
A iniciativa é inédita e tem como objetivo conhecer as principais ferramentas de gestão utilizadas pelas micro e pequenas empresas brasileiras, a fim de propor soluções práticas que contribuam para a melhoria da competitividade e sustentabilidade desses negócios.
A apresentação da pesquisa foi conduzida pelo diretor da Câmara de Formação e Educação do CFA, Adm. Julio Rezende. O conselheiro federal pelo Estado do Pará e representante do CFA na coordenação do Comitê Temático de Racionalização Legal e Burocrática do MEMP, Adm. Mauro Leônidas, também participou da apresentação.
Segundo Júlio, o diagnóstico gerado a partir da pesquisa servirá como base para a criação de programas de capacitação, mentorias e ferramentas de gestão, além de ampliar o acesso dos empreendedores às políticas públicas promovidas pelo MEMP.
“Os resultados também orientarão a formação de profissionais de Administração que atuarão como consultores especializados em MPEs.”, destacou o diretor, lembrando que a pesquisa é resultado do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre o CFA e o MEMP.
“Com o lançamento, CFA e MEMP iniciam agora uma ampla mobilização para estimular a adesão dos empresários. A expectativa é alcançar o maior número possível de respostas, gerando informações estratégicas que possam transformar a realidade das micro e pequenas empresas em todo o país.”, disse Júlio Rezende.
O desenvolvimento do questionário e da metodologia contou com a colaboração da Comissão Especial de Empreendedorismo & Inovação em Administração, da Câmara de Formação e Educação (CFE) do CFA, além de secretários e coordenadores do MEMP.
Todos os microempreendedores e empresários de pequenas empresas estão convidados a participar do levantamento, disponível no formulário online: clique aqui.
Ana Graciele Gonçalves
Assessoria de Comunicação CFA
