O painel “Economia social e solidária: alternativa ao empreendedorismo tradicional” encerrou a tarde de atividades do Encontro de Profissionais de Administração da Região Centro-Oeste (ERPA Centro-Oeste), em Campo Grande. O assunto sobre o modelo de negócio que une práticas empreendedoras com solidariedade, cooperação, justiça social e inclusão foi mediado pelo presidente do CRA-DF, Adm. Hélio Queiroz da Silva.
“A tecnologia está esfriando as nossas vidas e é normal. Isso vai mudar? Não sei, mas nós não podemos perder o nosso lado humano. E no lado humano, tem coisas que nos dão prazer, que é o ideal de servir o próximo”, refletiu.
Para explicar a diferença entre esse tipo de empreendedorismo e o modelo tradicional, conselheira pelo Conselho Regional de Administração do Distrito Federal (CRA-DF), Admª. Lorena de Sousa Ribeiro Calderon Arrueta, apresentou uma pesquisa sobre a percepção a respeito da temática feita nas universidades.
“E o papel dos conselhos? Nós temos um campo imenso e que eles (os pesquisadores) querem. E eles acreditam que os conselhos têm um peso muito grande na capacitação dos professores e gestores, inclusive contam conosco para isso.”
Após a apresentação da doutora em Ciências Sociais e pesquisadora na área de Educação para o Empreendedorismo Social e Solidário no Brasil foi a vez da doutora, mestre e graduada em Zootecnia, Aline Gomes da Silva. A Responsável Técnica do Mercado Escola da UFMS coordena projetos de pesquisa e extensão em desenvolvimento rural com foco na agricultura familiar e sistemas sustentáveis de produção.
“O impacto social que a gente observa é a inclusão produtiva e incentivos a práticas agroecológicas. Mas duas coisas que a gente não imaginava e que nós percebemos muito é o fortalecimento de identidades, de ser sul-mato-grossense, de ser indígena, quilombola, assentado, agricultor familiar, e a capacitação para a cidadania.”
Sobre o evento
O ERPA Centro-Oeste é promovido pelo Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul e pelo Conselho Federal de Administração, com apoio dos CRAs de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. O encontro, que marca o ano do Jubileu de Diamante da Administração, reúne profissionais, acadêmicos e empresários de todo país em Campo Grande.
Adriana Mesquita
Assessoria de Comunicação CFA
