O último painel da 5ª edição do CRA Jovem abordou o preparo das novas gerações para os desafios da Administração na era da Inteligência Artificial. Durante a mesa “O jovem de hoje é o futuro profissional do amanhã”, os painelistas reforçaram sobre as perspectivas profissionais e a importância de capacitação para melhor uso das IA na gestão.
O painel foi mediado pelo administrador e mestre em administração de Recursos Humanos Sérgio Bezerra, que contribuiu com um breve panorama das mudanças que presenciou em seus anos de experiência na administração.
“Essa rapidez de transformação nos últimos anos fez com que as pessoas tivessem uma nova perspectiva em respeito à gestão. Por isso, temos que procurar aprender como utilizar essas ferramentas no que se refere ao gerenciamento das empresas”, reforçou.
O administrador e Conselheiro Federal do CRA Piauí, Roberthy Barbosa, mencionou sobre os avanços de ferramentas desde os anos 70 até o presente, desde as máquinas de datilografar até o surgimento de computadores. Segundo ele, como solucionadores de problemas por natureza de ofício, é necessário que os profissionais da administração passem a se acostumar com a velocidade das mudanças tecnológicas.
O administrador e Conselheiro Federal do CRA Sergipe, Adelmo Porto, enfatizou a importância de estudantes de administração “se capacitarem para serem administradores que comandam a tecnologia que avança diuturnamente.
Adelmo ainda considerou que as tecnologias não irão tirar o mérito dos profissionais gestores, entretanto, aqueles que souberem a comandar com excelência irão prosperar entre seus pares.
“Temos enfrentado um processo de tentar lapidar nas organizações, instituições de ensino e entre os estudantes das graduações de administração, que busquem conhecer as IAs e como podem trabalhar com elas, para não ficarem para trás”, apontou.

