Gestão da Inteligência Artificial, Infraestrutura das redes de telecomunicações e empreendedorismo de Startup foram temas das palestras na 5ª edição do CRA Jovem 2025. Os painéis contaram com a contribuição de especialistas no setor, que salientaram o papel do profissional de administração no desenvolvimento dessas áreas.
O evento aconteceu no Hotel Praia Centro, em Fortaleza, Ceará, com a participação de estudantes, jovens profissionais da administração de diversas regiões do estado, bem como membros do Sistema CFA/CRAs.
Durante a palestra “A era da inteligência viva no futuro da Administração”, o especialista em gestão de processos de negócios, governança lógica e inteligência artificial, Paulo Carvalho, explicou sobre os pilares da inteligência Viva.
Composta pela evolução das ferramentas de Inteligência Artificial, sensores de tecnologia avançados e pelas biotecnologias, Paulo explicou o impacto de cada um desses fatores no mundo atual. De acordo com ele, saber administrar as ferramentas já é uma tarefa dos profissionais da administração.
“Esse não é o mundo do futuro. É o presente. A tecnologia e os negócios andam juntos, e o papel do administrador também é gerir essas ferramentas de tecnologia”, disse.
Apesar da simplificação dos processos causado por essas ferramentas, o especialista reforçou ser crucial não abdicar do conhecimento científico. “O problema de treinarmos as IA com a nossa inteligência é refletido na diminuição do nosso desempenho cognitivo. Nós ainda precisamos da base acadêmica e não podemos substituí-la pela inteligência artificial”, alertou.
Infraestrutura das telecomunicações
Logo em seguida, foi a vez do fundador e CEO da empresa de telecomunicações Brisanet, José Roberto Nogueira, compartilhar a trajetória e expansão da empresa no setor. Líder no fornecimento de banda larga na região nordeste do país, José Roberto enfatizou que o feito foi atingido graças ao investimento em infraestrutura.

“Nada acontece se não tivermos uma rede bem estruturada e preparo de mão de obra… A Brisanet está preocupada em atender não somente as cidades urbanas, mas também as áreas rurais”, disse.
Apesar da baixa receita financeira vinda das áreas rurais, fator que o empresário considerou desmotivante para muitas empresas de telecomunicações, ele apontou a importancia em construir pontes de comunicação entre as áreas mais remotas com os grandes centros.
Jovens empreendedores
Para falar de empreendedorismo, o CRA Jovem recebeu o facilitador de estratégias empresariais para inovação, desenvolvimento de novos produtos e modelos de negócios, Moisés Santos. Durante o painel, ele apresentou o conceito de startups, os setores mais férteis para esse tipo de negócio, bem como as empresas líderes no Brasil e no mundo nesse tipo de empresa.

“As startups são importantes para o administrador, principalmente pelo seu modelo de negócio. É um tipo de empresa que permite o desenvolvimento profissional na gestão”, destacou.
Para ele, um dos maiores ganhos na evolução desse mercado no Brasil foi a possibilidade de abertura de novos negócio em qualquer lugar do país. “Uma oportunidade de aplicar o aprendizado em um projeto real. Essa é uma área que pode mudar a carreira de vocês jovens estudantes”, completou.

