A primeira mesa redonda do CRA Jovem contou com nomes importantes da gestão esportiva de clubes cearenses. Mediado pelo administrador Emir Silva, o evento recebeu os presidentes do Fortaleza Esportes Clube, Marcelo Paz; do Ceará Esporte Clube, João Paulo Silva; e do Ferroviário Atlético Clube, Anderson Maia Jr., para falar da importância da administração dentro e fora dos gramados.
“Cada vez mais, os clubes precisam de gestores, e somos nós, profissionais administradores habilitados para aplicar as ferramentas de administração e tomar decisões corretas. Em um segmento dominado pela emoção, aqueles que estão na gestão de um clube esportivo precisam saber trabalhar a razão”, ressaltou Emir.
Segundo afirmou o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, para além dos gramados, o sucesso de um clube depende também de uma boa gestão nos bastidores. “O futebol é muito mais do que os jogadores em campo, pois para um time entrar em jogo, há todo um trabalho importante e fundamental de gestores profissionalizados e áreas que consigam fluir alinhadas”, disse.
Profissionalização fora de campo
Para o presidente do clube Ceará, o futebol tornou-se um negócio gigantesco, com clubes que possuem receita acima de R$1 bilhão. Fato que, segundo ele, só é possivel ser alcançado graças ao profissionalismo e à excelente administração.
“Assim que o Ceará subiu para a série A em 2017, nós contratamos a assessoria da Fundação Dom Cabral para profissionalizar os nossos executivos, os funcionários e demais membros das diretorias, traçando as metas para o crescimento do Clube. Graças a isso, o Ceará pode evoluir muito nos últimos anos”, relatou.
Anderson Maia Jr., presidente do Ferroviário Atlético Clube, destacou que o futebol tem um amplo espaço para o administrador, possuindo uma estrutura semelhante a de empresa, com todos os departamentos que abrangem a administração. “Todo o desempenho dos jogadores em campo é reflexo dos bastidores”, concluiu.
