O XXIX Encontro Brasileiro de Administração (Enbra) está movimentando Belém do Pará desde quarta-feira, 26/6. A capital paraense, também conhecida como a cidade das mangueiras, vai receber eventos internacionais importantes, como a COP-30.
Contudo, entre um painel e outro, a programação do evento dedicou um momento para celebrar Nossa Senhora de Nazaré, título da Virgem Maria muito querida pelo povo paraense independente da religião.
O tradicional Círio de Nazaré, que ocorre todos os anos em Belém do Pará, já é considerado um dos maiores eventos religiosos do mundo. A celebração já faz parte da cultura paraense e, em cada canto de Belém, é possível ver uma imagem da mãe de Deus e ela visita, inclusive, os principais eventos da cidade.
Foi o caso do XXIV Enbra. A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, a mesma que percorre todo o Círio de Nazaré, foi recebida pelo presidente do CRA-PA, Adm. Fábio Lúcio, e pelo presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo.
Antes de chegar ao palco principal do Encontro, a imagem peregrina percorreu os corredores do auditório e foi acompanhada sob forte emoção dos participantes. Sofia Leônidas, de apenas 8 anos, homenageou Nossa Senhora cantando “Terra Seca”, uma música conhecida entre os Católicos.
Em seguida, o diácono Denilson Leite fez uma breve pregação. Ele lembrou o sim de Maria, quando foi visitada pelo anjo Gabriel e aceitou receber Jesus Cristo. E também falou da visita da mãe de Deus a sua prima Isabel. “Tome posse daquilo que vocês estão sentindo, pois hoje o Senhor veio ao encontro de cada um de nós.”, refletiu.
Patrimônio Cultural
O Círio de Nazaré reúne cerca de 2 milhões de pessoas nas ruas da capital paraense para celebrar a fé e a devoção à Nossa Senhora de Nazaré. A romaria é realizada pela Igreja Católica Apostólica Romana há mais de 200 anos em Belém e foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Iphan e declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.
Nossa Senhora de Nazaré é um dos títulos dados a Maria, mãe de Jesus. A devoção teve início com uma famosa aparição e milagre ocorridos em Portugal e espalhou-se pelas colônias portuguesas. No Brasil, a devoção a Nossa Senhora de Nazaré tem grande expressão em vários locais, em especial no estado do Pará.
A devoção a Nossa Senhora de Nazaré foi introduzida no estado pelos jesuítas, há mais de 200 anos. Consta que a imagem foi encontrada pelo caboclo Plácido José de Souza no ano de 1700, às margens do igarapé Murucutu. Plácido levou-a para sua casa e no dia seguinte a imagem havia desaparecido. O caboclo tornou a encontrá-la no igarapé, recolhendo-a novamente. O fato repetiu-se duas vezes até que foi construída uma pequena capela no local. Com o aumento da devoção, foi construída a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré nesta localidade, hoje Belém do Pará.
Ana Graciele Gonçalves
Assessoria de Comunicação CFA

