No momento, você está visualizando Palestra destaca papel dos ODS e da ciência da Administração na gestão das organizações do terceiro setor

Palestra destaca papel dos ODS e da ciência da Administração na gestão das organizações do terceiro setor

A importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na gestão estratégica das organizações do terceiro setor foi tema do painel que abriu a programação do segundo dia do XXIX Encontro Brasileiro de Administração (ENBRA). O evento acontece em Belém do Pará e reúne especialistas para discutir como alinhar propósito, responsabilidade social e resultados sustentáveis.

O painel intitulado “ODS na gestão das organizações do terceiro setor” contou com a participação da administradora e mestra em Gestão Pública, Fernanda Filiphina Paixão dos Santos; do diretor de Eventos e Promoções do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Inácio Guedes; e do presidente do Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR), Adm. Gilmar Andrade, que teve a missão de mediar o debate.

Durante a exposição, Fernanda destacou o papel das organizações da sociedade civil na construção de soluções que enfrentem os desafios socioambientais do país. “O terceiro setor é fundamental para preencher lacunas deixadas pelo poder público, e os ODS funcionam como uma bússola para garantir que essas ações estejam alinhadas a uma agenda global de desenvolvimento”, afirmou.

Na ocasião, ela trouxe exemplos de Organizações não Governamentais que atuam com projetos alinhados com as propostas dos ODS. Segundo Fernanda, a Administração é fundamental para esse setor. Em seguida, ela respondeu questionamentos dos participantes.

Já o administrador Inácio Guedes ressaltou a importância dos ODS para o Brasil e o mundo. Com relação ao terceiro setor, Inácio lembrou que, no país, os partidos políticos, sindicatos, OnGs, Organizações Sociais, fundações e cooperativas fazem parte do terceiro setor. O que elas têm em comum? “Todas elas não visam lucro financeiro, mas sim visam um lucro social”, respondeu.

Inácio também apresentou exemplos de ações voltadas para proteção social que estão vinculadas aos ODS e da necessidade de profissionalizar a gestão das instituições do terceiro setor. “Como que se faz gestão? É com o médico, com o engenheiro? Não! É com o Administrador.”, reforçou o diretor do CFA.

Ainda com relação a profissionalização do setor, Inácio ressaltou que as instituições do terceiro setor precisam adotar modelos de gestão eficientes, transparentes e orientados por resultados. “O profissional de Administração tem papel estratégico nesse processo”, afirmou.

O painel reforçou a conexão entre os propósitos da Administração e os compromissos da Agenda 2030 da ONU, em sintonia com o tema central do ENBRA 2025: “Sintonia de Propósitos – da ADM60 à COP30: em busca da gestão sustentável”. O evento, promovido pelo Conselho Regional de Administração do Pará (CRA-PA), com apoio do Conselho Federal de Administração (CFA), segue até sexta-feira reunindo lideranças, profissionais e estudantes de todo o país.


 




Ana Graciele Gonçalves
Assessoria de Comunicação CFA