Representantes de todo país chegam ao Cariri para discutir os rumos da profissão e transformar debates em desenvolvimento para o Brasil
Com a casa cheia no Hotel Verdes Vales, em Juazeiro do Norte (CE), no Coração do Cariri, o presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Leonardo Macedo, deu início aos debates da profissão nesta segunda-feira (07/04), abrindo os trabalhos da semana com a 2ª Reunião Ordinária da Diretoria Executiva (Direx).
“Temos aqui duas faculdades de Medicina, vários cursos e universidades federais, indústrias também, além de um povo guerreiro e empreendedor. E na palavra empreendedorismo, nada melhor do que trazermos aqui o nosso Sistema CFA/CRAs, para debater a Administração na terra do Padre Cícero e trazer esse momento de reflexão para os nossos 60 anos. O que nós fizemos e o que vamos fazer nos próximos 60? Nada melhor do que começar com o pé direito na nossa terra santa. Portanto, muito honrado estou, de recebê-las e recebê-los aqui”, celebrou o líder nacional da Administração.
O conterrâneo e também anfitrião do evento, Adm. Rogério Cristino, presidente do Conselho Regional de Administração do Ceará (CRA-CE), foi mais um a enaltecer a terra de Padre Cícero, líder religioso católico envolvido na fundação de Juazeiro do Norte. A cidade do “Padim Ciço”, como é carinhosamente chamado pelos cearenses, hoje desponta como maior centro de peregrinação do Nordeste brasileiro, atraindo fiéis de todos os estados brasileiros e movimentando a economia local.
“Então, estou feliz de dar boas-vindas a todos vocês. Agradeço toda a equipe do Conselho Federal e do CRA-CE, ao nosso presidente aqui, na terra dele, né? Obrigado e que Deus nos conduza nesses próximos dias aqui”, finalizou Cristino.
Após os discursos de abertura e boas-vindas, o Cariri foi palco dos principais temas da Administração brasileira, discutindo pautas informativas e questões como o Programa de Desenvolvimento dos Conselhos Regionais de Administração (Proder) e os projetos apresentados pelos representantes da profissão.
Nas pautas deliberativas estiveram temas como prestação de contas do exercício vigente, acordo coletivo e questões administrativas, propostas de alterações em resoluções normativas, orçamentos, balancetes, e acordos de cooperação técnica, dentre eles com o Tribunal de Contas da União, envolvendo o Instituto Sezerdello Corrêa. Outros ACTs debatidos foram com o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte e com a FUCS / UCS.
Mais um destaque que não ficou de fora das pautas foi o Jubileu de Diamante da profissão, com deliberações sobre projetos, agenda de eventos e repasses de apoio financeiro.
Os representantes da Administração brasileira finalizaram a Direx com a Proposta de Resolução Normativa para a criação e implantação do Prêmio CFA Ailema Pucu de Administração e Empreendedorismo Feminino.
Levar essa tomada de decisões para os quatro cantos do país, indo cada vez mais longe para ficar mais perto de todos os profissionais de Administração, tem sido uma pauta constante da atual gestão do CFA. E em Juazeiro do Norte, não foi diferente. Essa luta foi reforçada no primeiro dia de debates com o comparecimento de quem esteve na região, trazendo contribuições de todos os estados para transformar debates em soluções e desenvolvimento sustentável para o Brasil.
Nesta terça-feira, os trabalhos continuam a todo vapor no Cariri e os canais oficiais do Conselho Federal de Administração reúnem as principais informações para você não ficar de fora de nenhum detalhe importante.
Adriana Mesquita
Assessoria de Comunicação CFA