No momento, você está visualizando CFA participa da  Reunião Técnica e Estratégica da Rede de Parcerias

CFA participa da  Reunião Técnica e Estratégica da Rede de Parcerias

Sergipe sediou, no dia 2 de abril, a Reunião Técnica e Estratégica da Rede de Parcerias. O evento que faz parte da agenda doo 31º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias – Etapa Sergipe foi promovido pela Secretaria de Gestão e Inovação (SEGES), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

O Conselho Federal de Administração (CFA) participou do encontro. Recentemente, a autarquia renovou o acordo de cooperação técnica para profissionalizar a gestão pública municipal e, durante a reunião, deu contribuições importantes para os gestores.

A reunião é voltada à integração e ao fortalecimento da transparência e do controle social, com atores estaduais e federais de controle, contas e gestão. Ela tem o objetivo de alinhar requisitos e estratégias de trabalho para a promoção da transparência e do controle social, melhoria da gestão das parcerias que envolvem colaboração mútua e interesse público e recíproco, além de promover sinergia entre os atores da Rede, para a construção conjunta e alinhamento de Plano de Ação.

Representando o CFA na Reunião, o coordenador de Gestão Pública do CFA, Adm. Marcelo Gomes, falou do trabalho realizado pelo Sistema CFA/CRAs para promover a profissionalização da gestão pública. Ele pontuou, ainda, as contribuições que o Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA) tem a oferecer para os municípios.

“A presença do CFA na Reunião Técnica e Estratégica da Rede de Parcerias reforça o compromisso com a boa governança e a efetividade das políticas públicas. Esse espaço de diálogo e alinhamento estratégico é fundamental para fortalecer a cooperação federativa, inserir os profissionais de Administração na gestão municipal e aprimorar a execução dos projetos em benefício da sociedade.”, destacou.

Marcelo adiantou que, durante a reunião, os gestores manifestaram interesse no desenvolvimento de ações com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES). A proposta, segundo ele, é a divulgação dos cursos da Enap e a capacitar os municípios sergipanos, em conjunto com a FAMES, para utilizar a ferramenta IGM-CFA.

A reunião foi conduzida pela diretora de Transferências e Parcerias da União (Dtpar) da Seges/MGI, Regina Lemos.  Na ocasião, ela  esclareceu que o encontro é uma oportunidade para que gestores possam falar sobre suas necessidades e para que os integrantes da Rede de Parcerias possam apresentar soluções e ofertas de serviços.

“A Rede de Parcerias representa uma atuação colaborativa em políticas e serviços públicos. Os órgãos aqui presentes podem apresentar ofertas ou necessidades, em diversas áreas, como capacitação, inovação, melhoria de processos, bem como apresentar uma melhoria feita pelo estado”, disse Regina.

Rede de Parcerias

A Rede de Parcerias, atualmente com mais de 260 parceiros, é composta por órgãos e entidades públicas e privadas e foi constituída para o aprimoramento, a disseminação e o compartilhamento de conhecimentos relativos à gestão das parcerias que envolvem colaboração mútua e interesse público e recíproco e dos projetos de investimentos em infraestrutura registrados no Obrasgov.br. Nesse sentido, o MGI realiza fóruns regionais para promover maior integração entre os parceiros.  Para este ano, o MGI realizará o Fórum Nacional de Transferências da União (FNTU), que acontecerá em junho, e apoiará a realização de nove fóruns regionais. 

 

Ana Graciele Gonçalves
Assessoria de Comunicação CFA

Com informações do https://www.gov.br/transferegov/pt-br/noticias