Os profissionais de Administração utilizam no dia a dia algumas ferramentas para otimizar o trabalho e o tempo. As diversas áreas da Administração possuem diferentes recursos para isso.
Na Administração de Marketing, por exemplo, existem meios para a mensuração de resultados que potencializam a organização de estratégias, vendas e até mesmo o crescimento da empresa.
Vem esclarecer as siglas e termos usados em reuniões ou na rotina dentro dos ambientes de trabalho.
ROI – Return Over Investment, em português, Retorno Sobre Investimento
O ROI mede quanto a empresa ganha ou perde com as ações que investe, aqui é possível estabelecer quais investimentos vale a pena manter, atualizar ou desligar. O Retorno Sobre Investimento é necessário para estimar como as iniciativas impactam na organização.
Para calcular, basta seguir a fórmula:
ROI = (lucro do investimento – investimento inicial) / investimento inicial
CAC – Customer Acquisition Cost, traduzido para Custo de Aquisição de Cliente
A métrica do CAC indica quantos investimentos são feitos para conquistar novos consumidores, além de ajudar a calcular a saúde financeira de uma organização. É importante lembrar que o Custo de Aquisição de Cliente não determina o sucesso ou fracasso da empresa, é um parâmetro que ajuda na avaliação de ações, campanhas e etc.
O CAC pode ser calculado pela seguinte fórmula:
CAC = (investimento em marketing + investimentos em vendas) / número de clientes novos
LTV – Lifetime Value, significa Valor do Tempo de Vida do Cliente
O LTV pode calcular o valor de um cliente ao longo do relacionamento dele com a empresa. Também ajuda a entender como estão as experiências do consumidor com os produtos ou com a própria organização.
O cálculo do LTV usa a fórmula a seguir:
LTV = (valor médio das conversões geradas em um determinado período × total ou média de compras no período) × tempo médio de relacionamento (seja em meses ou anos)
CPL – Cost per Lead, traduzido fica Custo por Lead
Para entender o que é o CPL, é essencial compreender o que o ‘Lead’ se refere a um cliente em potencial de consumo dos produtos ou serviços da organização. Essa métrica serve para calcular os gastos feitos para captar os clientes interessados – Leads.
A fórmula para o CPL é:
CPL = valor gasto com marketing / números de leads adquiridos
Vale lembrar que as fórmulas desta matéria podem ser modificadas de acordo com os números variáveis da empresa.
Ana Clara de Lima
Estagiária de jornalismo, sob supervisão.
Assessoria de Comunicação CFA