O reconhecimento profissional é um dos fatores que mais contribuem para a motivação, a autoestima e a valorização dos indivíduos no ambiente de trabalho. Quando esse reconhecimento é formalizado por meio de uma premiação, ele se torna ainda mais significativo, funcionando como um marco na carreira do profissional e destacando suas contribuições no setor em que atua.
Foi o que aconteceu, recentemente, com o administrador Fernando Antonio Prado Gimenez. Ele venceu o Prêmio Belmiro Siqueira de Administração, edição 2024, na categoria Livro, com a obra “Ecossistemas empreendedores: o que são e para que servem”.
“Esse livro que eu escrevi em parceria com dois colegas da área de ensino da administração: o professor Rafael Stefenon, que é aqui do Paraná, da Universidade Federal da Fronteira Sul; e o professor Edmundo Inácio Júnior, da Universidade Estadual de Campinas”, explica.
A ideia do livro nasceu a partir dos interesses de Fernando por estudos na área de políticas públicas de fomento ao empreendedorismo. Rafael foi colega de doutorado e Edmundo foi o primeiro mestrando que o professor orientou. Então, o livro tem também uma relação afetiva muito grande
A obra foi publicada pela editora da PUC Paraná e, antes de vencer o Prêmio Belmiro Siqueira, ela ficou entre os semifinalistas do Prêmio Jabuti na área de economia criativa. “Achei que, por ter tido esse reconhecimento no passado, valeria a pena a gente tentar participar do Prêmio Belmiro Siqueira para divulgar mais o livro. Eu fiquei muito orgulhoso, ao mesmo tempo satisfeito”, diz.
Assunto em alta
De acordo com a descrição do livro “Ecossistemas empreendedores: o que são e para que servem” no site da Amazon, o objetivo da obra é “ajudar aqueles que buscam informações introdutórias sobre ecossistemas empreendedores.”.
Ao todo, são nove capítulos que trazem conceitos, exemplos e benefícios de tal prática. Mas, afinal, o que são ecossistemas empreendedores? Segundo Fernando, trata-se de uma temática nova que surgiu no campo do empreendedorismo e das políticas públicas para o empreendedorismo. “Ele é um fenômeno que se assemelha um pouco ao ecossistemas de inovação, mas ele se diferencia principalmente pela ideia”, explica o professor.
Em resumo, o ecossistema empreendedor envolve uma série de dimensões, políticas públicas, financiamento, formação de pessoas, talentos, conhecimentos, tecnologias, inovação, entre outros “Tem uma série de dimensões que a gente aborda no livro apresentando os diversos modelos que já trataram desse assunto aí na literatura”, conta.
E para que eles servem? Basicamente, servem para estimular o desenvolvimento econômico. “Quando a gente tem uma região que tem um bom ecossistema empreendedor, um ecossistema empreendedor saudável, surgem mais iniciativas empreendedoras que levam o desenvolvimento social, sustentável, econômico mais forte para aquela região.”, exemplifica Fernando.
Admiração por Belmiro Siqueira
Fernando é Administrador desde 1981, quando terminou o curso de graduação em Administração pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente, o doutor em Administração e professor titular na Universidade Federal do Paraná, no departamento de Administração Geral e Aplicada. São mais de 40 anos de carreira atuando não só na área acadêmica, mas também como consultor e administrador na área pública.
Além disso, Fernando construiu, nos anos 1980 e 1990, uma trajetória em entidades como a antiga Associação Brasileira de Administração (Abra), onde foi presidente e vice-presidente da seccional, em Londrina. Na época, ele se aproximou do Conselho Federal de Administração (CFA) e do Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR) e chegou a ser conselheiro suplente.
Mas um dos momentos mais marcantes foi a oportunidade de conhecer o administrador e professor Belmiro Siqueira em um evento realizado por Fernando, onde Belmiro foi um dos palestrantes.
“Eu tinha uma admiração muito grande pelo professor Belmiro Siqueira e conversamos algumas vezes. Para mim, é uma satisfação pessoal receber um prêmio que o homenageia, pois ele foi um grande administrador que liderou o movimento de reconhecimento, de fortalecimento da classe dos profissionais de administração”, relembra.
Sobre o Prêmio Belmiro Siqueira de Administração
A premiação, promovida pelo Conselho Federal de Administração (CFA), visa divulgar e valorizar a produção científica realizada por profissionais de administração que contribuam para o desenvolvimento da profissão e da ciência da administração no Brasil. Foi criado em 1988 e, desde então, tem premiado muitos Administradores.
“O que eu poderia falar para quem quer tentar o prêmio Belmiro Siqueira? Eu acho que é um prêmio que todos nós, que trabalhamos na área de administração, que tentamos desenvolver o conhecimento e a utilidade do campo da administração para as organizações, seria importante realmente tentar participar do prêmio”, finaliza Fernando.
Para saber mais sobre o Prêmio, acesse o site www.cfa.org.br
Ana Graciele Gonçalves
Assessoria de Comunicação CFA