Em 18 de dezembro, foram anunciados os ganhadores das três modalidades do Prêmio Belmiro Siqueira de Administração 2024 e, na categoria acadêmica, a aluna Marlei Goldmeyer ficou em primeiro lugar. O prêmio é uma concessão do Conselho Federal de Administração e busca, a cada edição, promover e valorizar os trabalhos de profissionais de Administração e estudantes.
A ausência do uso de ferramentas como o Planejamento Estratégico Integrado (PEIN) em instituições públicas foi uma das preocupações da doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento, na Universidade Federal de Santa Catarina. Ela tem a expectativa de que o reconhecimento do prêmio possa impulsionar o uso de planejamentos estratégicos, como o PEIN, por outros municípios e instituições.
O tema do prêmio apresenta uma similaridade com a dissertação de mestrado da estudante, “A expressão de competências coletivas: um estudo na cooperativa dos agricultores ecológicos das Encostas da Serra Geral – Cooperagreco”, onde identificou as expressões das competências coletivas, bem como o material disponibilizado pelo CFA. No artigo, Marlei relaciona o “Perfil dos Profissionais de Administração 2023” com a elaboração e execução de um planejamento estratégico no artigo vencedor.
A proposta vencedora foi “O planejamento estratégico integrado (PEIN) de uma sociedade de economia mista (Instituição Pública), um mar de desafios e oportunidades: do perfil e das competências do profissional de administração até a emergência de competências coletivas”. O artigo liga os dados da pesquisa do Perfil com a área de planejamento, direcionando os leitores a certo grupo de competências coletivas e individuais que devem ser priorizadas para a criação e integração de um planejamento.
“Existia a curiosidade em descobrir se, no contexto de uma instituição pública, o perfil do administrador era interessante para atuar na área de planejamento. Foi realizada uma pesquisa, a qual demonstrou que as competências, conhecimentos, habilidades e atitudes dos administradores (elementos que compõem o perfil desse profissional) contribuem bastante com os processos de planejamento, especialmente na elaboração e execução do Planejamento Estratégico Integrado (PEIN) da companhia”.
A aluna de doutorado, afirma que não teve uma mentoria e que o artigo foi o resultado de um conjunto de esforços. Declara que o estudo feito foi fruto da dissertação do mestrado; o PEIN de onde trabalha; e dos materiais do CFA.
Ela ainda dedica o primeiro lugar aos colegas de trabalho e ao pai falecido. “Eu sou administradora e escrevi sobre algo que faz parte do meu dia a dia profissional, especialmente o PEIN. Eu tenho muito orgulho e gratidão a todos os colegas da SCPAR Porto de Imbituba que fazem parte dessa iniciativa. Quando eu compartilhei a notícia do resultado do prêmio com os profissionais que atuam no Porto, eles ficaram felizes por se sentirem parte dessa conquista. Então, esse prêmio é dedicado a eles e também homenagem ao meu pai, que se estivesse vivo, faria 77 anos e a parte dolorida foi não tê-lo fisicamente para compartilhar essa notícia”, compartilhou a doutoranda.
Marlei, na conclusão de seu artigo, apresenta uma autocrítica ao reconhecer o desconhecimento dos profissionais das potencialidades da sua profissão, cita que é necessário que os estudantes e profissionais de Administração busquem conhecer os materiais publicados pelos conselhos; a história da profissão; e os principais pesquisadores da área, brasileiros e estrangeiros. Ela também incentiva aqueles que gostariam de participar do Prêmio, afirma que é uma oportunidade de desenvolver um networking e de evolução acadêmica ou profissional.
“Além disso, este ano, a nossa profissão completa 60 anos, está aí uma oportunidade de honrá-la”, finaliza Marlei.
Ana Clara de Lima
Estagiária de jornalismo, sob supervisão.
Assessoria de Comunicação CFA