No momento, você está visualizando Fique por dentro das mudanças nas diretrizes que todo estudante precisa conhecer

Fique por dentro das mudanças nas diretrizes que todo estudante precisa conhecer

As novas diretrizes curriculares nacionais (DCNs) têm até outubro para serem implementadas, por isso os cursos já precisam estar adequados às regras vigentes. A reformulação exige competências atualizadas, além do conjunto – habilidades, conteúdo, competências e atitudes –, e outras áreas de destaque precisam ser verificadas para a real aplicação.

No ‘Fórum Nacional de Qualidade do Ensino de Administração’, o administrador e  presidente da Angrad Edson Sadao direcionou sua palestra aos ‘Desafios e Oportunidades para Qualidade do Ensino e Aprendizagem de Administração’ sobre as novas DCNs. Ele pontuou diversas alterações e a importância delas para os estudantes, professores, egressantes e profissionais de Administração.

“É algo novo e que me parece uma oportunidade que as instituições têm para que possa ter uma oferta de curso mais adequada à demanda e à oferta que pretende atender”, citou o Adm. Sadao durante sua palestra.

Uma das características da nova DCN é que ela é flexível, no qual os coordenadores podem decidir a matriz, tornando-a mais dinâmica, mesclando de forma mais tranquila os conteúdos e as práticas, como atividades de extensão, de pesquisa, práticas supervisionadas, entre outros. Outro ponto importante é a proposta de acompanhamento do aluno até mesmo do egresso, visando melhorar os processos de ensino para que ande junto com as mudanças do mercado.

Agora as IES têm a obrigação de interagir com o mercado de trabalho, na expectativa de equilibrar a constância da evolução mercadológica e a educação dos cursos de formação. Outro aspecto da reformulação das grades curriculares se dá pela ‘extensão’, ao trabalhar com as competências sociais de forma interdisciplinar, propõe um impacto social e um diálogo maior dos estudantes com o meio comunitário.

A palestra teve seu início com a temática exame de avaliação do curso superior. O Fórum contou com os convidados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/Ministério da Educação). 

Além do presidente da Angrad, o Fórum Nacional de Qualidade do Ensino de Administração contou com a presença do presidente do CFA Adm. Leonardo Macedo e do presidente do Conselho Regional de Administração do Espírito Santo, Adm. Flávio Celso. Teve ainda a participação dos membros do INEP/MEC como o diretor de Avaliação do Ensino Superior Ulysses Teixeira; a coordenadora-geral de Gestão de Exames e Indicadores da Educação Superior profa. Suzi Vargas; e o coordenador-geral de Avaliação In Loco, prof. Rogério Dentello.

Acesse a transmissão do evento e assista na íntegra: https://www.youtube.com/live/wwri0m4-NcQ?si=K2TkKA3RoQLmBs8w

Um dos episódios do Geração ADM teve o recado do Adm. Sadao enquanto membro da Comissão Especial de Assuntos Acadêmicos, clique no link e acompanhe o bate-papo: https://youtu.be/IYVXkqXdpRk?si=jBOUMhv1lh4GauSF.

 

Ana Clara de Lima
Estagiária de jornalismo, sob supervisão.

Assessoria de Comunicação CFA