55% do esgoto é jogado na natureza

55% do esgoto é jogado na natureza

 

O Instituto Trata Brasil divulgou na última quarta-feira, 18 de abril, um estudo com dados alarmantes: apenas 45% do esgoto gerado no Brasil é tratado. Isso significa que mais da metade – 55% – é jogada diretamente na natureza. Para se ter ideia da gravidade da situação, a quantidade que é dispensada principalmente em rios e mares equivale a seis mil piscinas olímpicas de esgoto por dia.

Recentemente, o governo federal anunciou a liberação de R$ 5 bilhões para investimentos em saneamento. Porém, esse é um setor que tem avançado pouco. Por isso, pensando em auxiliar os gestores públicos na árdua tarefa de melhorar os índices na área de água e saneamento, o Conselho Federal de Administração (CFA) criou o Sistema CFA de Governança, Planejamento e Gestão Estratégica de Serviços Municipais de Água e Esgotos, o CFA-Gesae. A ferramenta visa oferecer aos municípios um sistema de governança e planejamento estratégico de serviços públicos de água e esgoto.

O CFA-Gesae auxilia na avaliação da gestão do saneamento municipal sob diversos aspectos. Ele possui dez áreas-chave e setenta indicadores. Por meio desses indicadores, é possível avaliar a gestão de forma detalhada. Entre os indicadores do Sistema, podemos citar: Tarifa média praticada, Despesa de Exploração por m³ Faturado, Despesa de Pessoal por m³, Despesa de Serviços de terceiros por m³, Índice de Coleta de Esgoto, Índice de Tratamento de Esgoto e Índice de Perdas por Ligação.

Além dos gestores, a ferramenta está disponível para qualquer pessoa. A proposta é estimular a participação mais efetiva da população. Ao acompanhar anualmente esses indicadores, o cidadão pode saber se os recursos estão sendo aplicados da forma correta e se eles estão melhorando a qualidades dos índices.

Os dados do CFA-Gesae são coletados com base nas informações fornecidas pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento do Ministério das Cidades (SNIS/MC). A última atualização dessas informações foi feita em 2018 com ano base 2016. O SNIS também serviu de base para o estudo feito pelo Instituto Trata Brasil.

O CFA-Gesae está disponível em www.gesae.org.br. Confira, abaixo, o passo a passo para acessar a ferramenta:

  1. Acesse www.gesae.org.br
  2. Login: publico / Senha: publico
  3. Clique na opção “Benchmarking” localizada ao lado esquerdo do site;
  4. Em seguida, clique na opção “Áreas Chaves”;
  5. Aparecerá um gráfico com as áreas chaves. Clique na que deseja consultar;
  6. Em seguida, clique no botão vermelho “Consultar municípios”;
  7. Vai aparecer um filtro para refinar a pesquisa. Basta preencher o ano da pesquisa e o nome do município. Pode colocar mais de um nome de município.
  8. Na sequência, escolha o indicador que deseja consultar. Para isso, só clicar em cima do nome do indicador. Depois, clica no botão cinza “Gerar Análise” disponibilizado a sua direita.
  9. Pronto! A ferramenta gerou os resultados.

 

Assessoria de Comunicação CFA