Você está visualizando atualmente Planejamento é essencial para empresa superar dificuldades

Planejamento é essencial para empresa superar dificuldades

O diretor de Desenvolvimento Institucional do Conselho Federal de Administração (CFA), Diego da Costa, foi o convidado desta terça-feira, 31, na série de lives “Gestão dos empreendimentos em tempo de crise” promovida pela autarquia. Ele falou sobre um assunto muito pertinente para o mundo dos negócios: planejamento.

Para o conselheiro, a fase de planejamento é uma das mais importantes da administração.  Segundo Diego, “é possível planejar em tempo de crise.”. “Nesse momento, então, é indispensável”, ressaltou.

Quem está apreensivo com o atual momento que o país está vivendo em decorrência da pandemia da Covid-19, ele orienta que é preciso “ter serenidade e paciência” e, antes de fazer um planejamento, o administrador recomenda uma análise macro e micro do ambiente para entender o cenário.

Diego citou, ainda, os tipos de planejamento: estratégico , tático e o operacional. Nesse momento emergencial, ele sugere que os gestores façam, ainda, uma análise Swot do negócio – técnica de planejamento estratégico utilizada para identificar forças, fraquezas, oportunidades, e ameaças – e adotem, em suas rotinas, o Ciclo PDCA – método gerencial focado em quatro etapas: planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act).

“Nessa crise, tem que fazer esse ciclo girar de uma forma mais rápida. A gente ignora muito a questão da teoria, mas ela é tão importante quanto a prática”, disse Diego. Com relação aos custos, ele lembrou que o tema voltado para finança será abordado na quarta-feira, mas ratificou a orientação que o administrador Mauro Leonidas deu na live de ontem: buscar informações sobre as ações que os governos Federal e Estaduais estão adotando para minimizar os impactos econômicos nas empresas.

Oportunidade na crise

Diego lembrou que o mundo já viveu outras crises. A primeira dica dele foi “ter o  entendimento de que a crise vai passar”. O administrador comentou que são nessas fases mais complicadas que surgem as melhores oportunidades e citou o exemplo dos aplicativos que fazem entregas de comida.

No geral, ele reforçou mais uma vez a importância de manter a serenidade nesse momento, pois é preciso “pensar no negócio para saber como superar essa fase”. No meio da live, Diego respondeu uma pergunta sobre as demissões e orientou empregados e empregadores a dialogarem. “Estamos em um momento difícil e, infelizmente, pessoas serão demitidas, mas acredito que elas serão realocadas”, explicou.

Por fim, o administrador falou que empresas e profissionais precisam se planejar mais. “Se você continuar fazendo as mesmas coisas, não espere resultados diferentes. O que você faz hoje, no presente, irá afetar o seu futuro”, afirmou.

Anote aí

As lives acontecem durante toda essa semana, ao vivo, a partir das 14h, no Instagram do CFA (@cfaadm). Confira, abaixo, o calendário dos próximos temas que serão abordados nas lives.