Você está visualizando atualmente Direx faz teleconferência para discutir assuntos do Sistema CFA/CRAs

Direx faz teleconferência para discutir assuntos do Sistema CFA/CRAs

Na tarde desta sexta-feira, 22, o presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Mauro Kreuz, se reuniu com os diretores da autarquia. Essa foi a terceira reunião da Diretoria Executiva (Direx) do CFA deste ano e a primeira a acontecer em ambiente totalmente virtual.

A pauta do encontro contemplou muitos assuntos de interesse da Administração e do Sistema CFA/CRAs. Um deles foi a homologação de ad referendum de duas Resoluções Normativas que foram criadas para atender as necessidades dos profissionais de administração em tempos de pandemia. A RN n.º 579 prorrogou o vencimento do pagamento das anuidades do exercício de 2020 e a RN n.º 580, que estabeleceu novas regras para o programa de recuperação de créditos do Sistema CFA/CRAs.

Segundo Mauro, a situação atual do país requer urgentemente administração profissional. “Estamos em meio a uma pandemia com consequências sérias e ainda sem precedentes. Nosso país vive uma crise de liderança que acentua a polaridade política e enfraquece o combate à doença. Sabemos que para problemas tão complexos não existem soluções simples, mas é preciso vontade e gestão profissional para superar esses desafios”, disse.

Durante a Direx também foram relatadas as parcerias recentes que o CFA celebrou com a Receita Federal e o Ministério da Justiça. Os diretores de cada Câmara da autarquia apresentaram o balanço das ações que estão em andamento como o Programa de Certificação Profissional em Administração, os projetos de fiscalização como a proposta da Carteira de Identidade Profissional Digital, a pesquisa que mediu os impactos da crise do coronavírus e o Guia das Eleições Municipais.

O projeto “Administrador e Empreendedor unidos no fortalecimento dos negócios” foi outro tema tratado na reunião. A iniciativa, criada para ajudar empreendedores em tempo de crise, foi elogiada pela Direx. Outro projeto bastante comentado foi o ADM Webinar. O evento on-line gerou muito engajamento entre os profissionais de administração e os preparativos para a segunda edição estão em andamento.

Ainda sobre a reunião, os diretores discutiram a viabilidade da realização de eventos presenciais já previstos como o Encontro Brasileiro de Administração, que está agendado para acontecer em Salvador-BA, em outubro. Em um cenário mais pessimista, caso a pandemia continue, a Direx adiará o Encontro para o próximo ano.

Diante disso, o presidente discutiu com os diretores as alterações no calendário de ações do CFA para 2020.

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA