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Administração de Recursos Humanos

Milhares de vagas no mercado de trabalho são oferecidas todo dia aos administradores de pessoal por meio de anúncios e agências de empregos. Conforme estabelecido na lei n.º 4769/1965, a área de Recursos Humanos é também uma prerrogativa de atuação do administrador e reconhecida pelo ministério do trabalho e emprego, no Código Brasileiro de Ocupações (CBO), item n.º 2521-05 – Administrador de Recursos Humanos e/ou Pessoal.

A partir da popularização da informática e da terceirização dos serviços, os trabalhos se tornaram menos mecânicos e evoluíram para uma forma mais humanizada, com priorização no fortalecimento do relacionamento interpessoal e da gestão de pessoas.

Essa área da Administração cuida do suprimento, da manutenção e do desenvolvimento de todos os recursos humanos da empresa. Atua como base para a criação das políticas de gestão de pessoas da empresa. Está voltada ao fator principal que garante o funcionamento de qualquer organização: as pessoas.

Toda instituição deve preocupar-se com a motivação de seus funcionários, uma vez que eles colaboram para a manutenção e o funcionamento diário da empresa. Os empresários não devem deixar de dar atenção aos seus colaboradores, principalmente pelo possível reflexo direto nos lucros da empresa. Treinamentos, avaliações, bonificações, políticas de cargos e salários são técnicas que podem ser utilizadas para o melhoramento motivacional. Portanto, a administração de pessoal tem a necessidade de ser cada vez mais tecnológica e instrutiva.

O profissional que trabalha nessa área tem que estar muito preparado para entender o comportamento humano; estar aberto ao entendimento de situações vivenciadas pelos funcionários e que possam influenciar na rotina das atividades laborais. Dever ser um conciliador e motivador na gestão para alcançar a alta produção por convencimento e não por opressão, como ocorria no passado. Deve também aplicar técnicas de motivação e se utilizar de ferramentas que potencialize o desempenho dos trabalhadores, como a meritocracia.

Ter a habilidade de comunicar-se de forma clara e equitativa fortalece a presença do profissional na organização. No passado, atuava mais como administrador de problemas. Hoje as empresas buscam um profissional que implemente soluções para esses problemas e proponha formas inovadoras de maximizar o rendimento com qualidade para quem está trabalhando na empresa. O administrador de pessoal deve estar preparado para trabalhar com esse novo perfil.

Guia da Profissão: Ramos da Administração / Rogério Ramos. – Brasília: Conselho Federal de Administração, 2022. Capítulo 6.