Você está visualizando atualmente Encontro Internacional de Administração  é realizado na Amazônia

Encontro Internacional de Administração é realizado na Amazônia

Pioneiro e inovador, o I Encontro Internacional Fronteiriço de Pesquisa em Administração e Empreendedorismo na Amazônia (EIFPAEA) foi realizado no fim de novembro na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru.  

Entre os dias 26 e 28 estudantes, profissionais, empresários, empreendedores e gestores públicos se reuniram em Leticia, na Colômbia, e em Benjamin Constant e Tabatinga, no Brasil, para participarem de um evento de caráter acadêmico-empresarial, que contou com o apoio do Sistema CFA/CRAs.

O encontro abriu espaço para socializar pesquisas e conhecimentos construídos em Administração e áreas correlatas, como gestão pública, comercial, contábil e econômica. Além de ter contribuído com o diálogo e fortalecimento dos laços de cooperação, inicialmente, entre os dois países, Brasil e Colômbia.

 

Fórum

A solenidade de abertura do evento ocorreu na Universidade Nacional da Colômbia – sede Amazonia, em Leticia, e contou com as palestras “Emprendimientos pertinentes a la Frontera en Respuesta a la 4ª Revolución Industrial”, ministrada pelo professor Phd. Diego Cardona, da Universidade EAN – Bogotá.

Gilmar Camargo, diretor de Relações Internacionais e Eventos do Conselho Federal de Administração (CFA), falou sobre “Administração: Passado, Presente e Futuro”.

Na ocasião, foram apresentados trabalhos de pesquisa relacionados ao Câmbio na Tríplice Fronteira e ao Varejo Alimentar, além de um fórum de discussão com empreendedores da região.

O Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas, em Benjamin Constant, sediou o segundo dia do fórum que trouxe trabalhos sobre Habilidades, Metodologias Inovadoras e Projetos de Empreendedorismo na região e a Caracterização da Comercialização Agrícola no Município de Tabatinga.

A palestra “Logística e Desenvolvimento Regional na Tríplice Fronteira” foi ministrada prof. Dr. Jorge Campos, diretor da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas.

Os Desafios e Perspectivas do Empreendedorismo na Tríplice Fronteira foi tema da mesa-redonda que envolveu representantes das principais instituições educacionais presentes na região.

O responsável pela palestra de encerramento foi o presidente do Conselho Regional de Administração do Amazonas (CRA-AM), Inácio Guedes, com o tema “Negócios de Impacto Social da Amazônia”. Guedes participou, também, da inauguração do Laboratório de Administração Peter Drucker, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, em Tabatinga.

O Empreendedorismo no município colombiano de Leticia, a Potencialidade do Empreendedorismo em Comunidades Rurais e a Produção e Comercialização Agrícola no município de Benjamin Constant também estiveram na pauta do evento.

A próxima edição do EIFPAEA, que é bienal, está prevista para 2021.

Assessoria de Comunicação CFA