Você está visualizando atualmente Fábio Macedo revela os resultados da pesquisa realizada pelo CFA

Fábio Macedo revela os resultados da pesquisa realizada pelo CFA

Os resultados da pesquisa que avalia o impacto da Covid-19 na sociedade brasileira foi assunto da live promovida pelo Conselho Federal de Administração (CFA) nesta quarta-feira, 8. O tema foi apresentado pelo diretor de Gestão Pública da autarquia, Fábio Mendes Macedo.

Segundo ele, o Sistema CFA/CRAs não poderia ficar alheio à pandemia do coronavírus.  “O mundo vive uma crise que vai gerar reflexos em vários setores e isso despertou em nós a curiosidade em saber qual impacto dessa situação na sociedade brasileira. Nós não poderíamos deixar de dar um posicionamento”, explicou.

A pesquisa foi realizada de 28 a 31 de março. O estudo ouviu quase 1.500 pessoas em cinco grupos: profissionais liberais, empresários, servidores públicos, empregados privados e estudantes. Fábio comentou que boa parte dos prejudicados com a crise é formada por profissionais da iniciativa privada e falou da ajuda de R$ 600 que o Governo Federal disponibilizou para este grupo.

Fábio chamou a atenção para os impactos da crise na saúde e na economia. Ressaltou que, nesse momento, foi preciso atender as emergências no campo da saúde. “Se o governo não tivesse adotado essa medida – o isolamento social – o Sistema Único de Saúde (SUS) não iria ser capaz de comportar a demanda e entraria em colapso”, defendeu.

Nesse momento, ele reforçou a importância de as organizações se readequarem. “Não vai existir vida normal após a pandemia”, afirmou dando, como exemplo, a prática do home office. “45% das pessoas ouvidas pela pesquisa estão trabalhando em casa. Essa é uma tendência que deve continuar mesmo após a crise”, falou.

Outro ponto que Fábio ressaltou é a necessidade de investir e gestão profissional e defendeu a atuação do administrador na gestão do negócio. A pesquisa mostrou que a maioria das empresas não tem um plano de gestão de risco. Ou seja, não se planejam.

Durante a conversa, Fábio teve problemas de conexão por causa do sinal de internet. Em razão disso, ele não conseguiu fazer a live completa. Porém, o administrador e diretor da CGP/CFA  gravou um vídeo de dois minutos com os destaques que seriam abordados na live. Conteúdo está disponível no stories do perfil do CFA no Instagram (@cfaam)

 

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação do CFA