CRA-GO é reconhecido por sua forte atuação na fiscalização

A atual gestão do CRA-GO não tem poupado esforços para realizar uma fiscalização efetiva e eficaz com o objetivo de valorizar o profissional da Administração, além de ampliar o campo de trabalho. Fiscalizar o exercício ilegal da profissão é uma das atividades do CRA-GO. Por essa razão, está sempre agindo na intenção de orientar e informar a categoria e a sociedade sobre a legislação.

Por meio da equipe de fiscalização, o CRA-GO visitou, em 2019, empresas e organizações na capital goiana e nas cidades no interior do Estado. As ações ocorreram de acordo com o planejamento elaborado e aprovado pela diretoria, objetivando verificar se estão atuando em campos privativos do Administrador e se os profissionais possuem registro no Conselho, assim como se tem cargos que devem ser ocupados exclusivamente por administradores na forma da legislação. E em 2020 as ações já estão em pleno andamento. Em janeiro e fevereiro, a fiscalização além do trabalho visitou inúmeras cidades destacando Caldas Novas e Rio Quente.

Neste sentido, durante as atividades, os fiscais solicitam informações e documentos para serem analisados. A partir disso, são orientadas sobre as melhores formas de regularização, quando houver necessidade, e assim prevenir uma notificação.

Dessa forma, o CRA-GO age defendendo a sociedade das práticas ilegais, além de promover a valorização profissional e garantir a primazia dos exercícios das atividades profissionais.

“O dever legal do CRA-GO é zelar pelo interesse público, efetuando, para tanto, no respectivo campo profissional ligado à Administração, a supervisão qualitativa, técnica e ética do exercício da profissão, na conformidade da lei”, destaca o presidente do CRA-GO, Adm. Samuel Albernaz.

A equipe de Fiscalização do CRA-GO, através de diversas fontes de pesquisas (denúncia, jornais, JUCEG, Receita Federal, internet, telelistas, outros), instaura processos tanto de pessoa física como de pessoa jurídica, bem como acompanha editais de concursos e licitações, que explorem atividades ligadas à ciência da Administração, afim de, identificar possíveis irregularidades.

“Nossas ações de fiscalização – sobretudo orientativa – buscam conscientizar a sociedade de modo geral, demonstrando que os profissionais e empresas atuantes na área da Administração que detêm situação regular perante o CRA-GO por meio do registro, além de cumprir a legislação e contribuir para a valorização da profissão, podem ter acesso a uma série de benefícios e vantagens”, ressalta Albernaz.

Fonte: CRA-GO