Você está visualizando atualmente CFA prestigia evento on-line do CRA cearense

CFA prestigia evento on-line do CRA cearense

O presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Mauro Kreuz, participou do Encontro dos Delegados do Conselho Regional de Administração do Ceará (CRA-CE). O evento aconteceu por meio da plataforma Zoom na tarde desta segunda-feira, 27. Na oportunidade, ele falou sobre o trabalho desenvolvido pelo Federal.

A abertura do encontro foi feita pelo presidente do CRA-CE, Leonardo José Macedo. Ele começou agradecendo a presença de todos os delegados e destacou a união do Regional com a Academia Cearense de Administração e a Associação dos Administradores do Estado do Ceará que, segundo Leonardo, formam uma tríade da profissão. Essa  nossa união está fazendo a diferença para a profissão no estado do Ceará, fazemos um trabalho que reverbera em todo o país”, afirmou.

Mauro, por sua vez, falou da felicidade em estar reunido com os delegados. Segundo ele, esses profissionais estão na ponta e desempenham um trabalho muito importante. O presidente do CFA destacou, ainda, a satisfação em ver o CRA-CE retomar, depois de alguns anos, o protagonismo no Sistema CFA/CRAs. “O Regional cearense tem dado exemplos extraordinários tanto na fiscalização, quanto em projetos de capacitação continuada, pois o conhecimento é dinâmico e precisamos nos reciclar o tempo todo”, disse.

Na sequência, Kreuz comentou sobre as novas Diretrizes Curriculares do Curso de graduação em bacharelado em Administração. Os dois principais pontos são a formação por competência e a prática profissional supervisionada obrigatória. “Conseguimos emplacar essas duas bandeiras para elevar o padrão médio de qualidade dos cursos de administração. E um administrador não pode estudar quatro ou cinco anos para ser auxiliar. Ele precisa ter uma visão generalista e integrada do mundo e das organizações”, destacou.

Mauro também falou do planejamento do CFA para 2021. De acordo com ele, em razão das limitações financeiras e da Covid-19, os projetos da autarquia foram pausados. Contudo, a intenção é retomar as ações quando a pandemia acabar. Questionado sobre um possível exame de proficiência para os profissionais de administração, Mauro teceu críticas a esse modelo de avaliação. “Esses exames são ad eternum, mas as profissões e os requisitos mudam. Por isso, o mundo moderno de trabalho é regido por certificações, pois elas são calcadas em competências profissionais e isso tem feito diferença”, defendeu o presidente do CFA.

Além disso, Mauro falou das ações do CFA para fortalecer o segmento das micro e pequenas empresas e da importância em buscar sensibilizar os grandes gestores para a importância do registro profissional em CRA. Por fim, ele voltou a enaltecer o trabalho do CRA-CE e passou a palavra para o diretor de Administração e Finanças do CFA e conselheiro federal pelo Estado do Ceará, Rogério Cristino.

Na sua fala, o diretor lembrou que este foi o quarto Encontro de Delegados, sendo o primeiro virtual e com a participação do presidente do CFA. “O CRA-CE é o único Regional do Sistema que promove este tipo de evento. Realmente, essa foi uma excelente ideia da atual gestão. Estavam hoje cerca de 30 delegados e foi um momento muito bom e proveitoso”, afirmou Rogério Cristino, lembrando que todas as edições do Encontro contaram com apoio do CFA. Além disso, ele adiantou que o Federal vai retomar suas atividades presenciais no próximo dia 3 de agosto. 

Seguindo a programação do evento, o Regional apresentou várias ações de valorização profissional como o CRA Mulher. Na ocasião, a vice-presidente do CRA-CE, Rita Silveira, falou da iniciativa criada em 2017 e que, desde então, já realizou duas edições do Fórum Estadual de Mulheres da Administração (Fema). Outra ação é o CRA Capacita, plataforma de ensino destinada aos estudantes e profissionais da Administração. Por meio dela, são oferecidos cursos gratuitos na modalidade EaD. A iniciativa é fruto de negociações e parcerias que o CRA-CE realizou com diversas instituições de ensino de todo o país.

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA