Você está visualizando atualmente CFA é destaque no Le Monde Diplomatique

CFA é destaque no Le Monde Diplomatique

O jornal Le Monde Diplomatique é um dos veículos de comunicação mais conceituados do mundo. A publicação francesa existe há mais de 60 anos e tornou-se uma referência mundial por conta do seu conteúdo crítico e diferenciado da grande imprensa. O jornal é publicado em 25 países, entre eles o Brasil. Na edição brasileira do dia 20 de junho, o Conselho Federal de Administração (CFA) e o Fórum CFA de Gestão Pública (Fogesp) foram um dos destaques.

A autarquia e o evento são citados no artigo “O poder precisa controlar o poder”, assinado pelo presidente do CFA, Wagner Siqueira. No texto, ele faz uma reflexão sobre a palestra que Gilles Lipovetsky, cientista social francês, considerado um dos pensadores mais originais da atualidade, proferiu na abertura do Fogesp.

Para Wagner, “a análise clara e precisa de Gilles Lipovetsky descortina uma sociedade pós-moderna, palco do individualismo hipermoderno”. Ele comenta, ainda, que a ganância da sociedade hiperindividualista do homem público tem sido um dos grandes problemas do Brasil, pois “ao contrário de prover a sociedade em suas necessidades pétreas, o Estado passou a retirar, reiteradamente, os únicos meios à viabilização de uma administração pública eficiente, com foco, gestão e resultados.”.

Ainda no artigo, o presidente do CFA fala dos caminhos para superar esse problema. Para isso, ele cita novamente a fala de Lipovetsky e faz referência à Teoria de Montesquieu. Além disso, ele comenta sobre a relação da corrupção com a moral e a ética na sociedade atual.

Quer ler o artigo na íntegra? Acesse o PDF do artigo O poder precisa controlar o poder – Le Monde do jornal Le Monde Diplomatique – Brasil ou confira a versão on line do artigo em Clique aqui.

 

 

Assessoria de Comunicação CFA