Você Administrador e Tecnólogo, pode se sentir em casa no Conselho Federal de Administração (CFA).

Localizada junto à praça dos Tribunais Superiores, e à Catedral de Brasília, a sede tem um ambiente de trabalho apropriado à importância da instituição e da profissão. Além do que, é o centro de referência da profissão, tanto em nível nacional, quanto internacional.

Profissional e Estudante de Administração. A Casa é sua.

Valores

Ética, Competência, Inovação, Valorização da Profissão e Participação

Missão

Promover a Ciência da Administração valorizando as competências profissionais, a sustentabilidade das organizações e o desenvolvimento do país.

Visão

Ser uma entidade reconhecida pela sociedade, capaz de assegurar a atuação plena dos profissionais de Administração.

Filosofia

Para o cumprimento de sua missão, o sistema CFA/CRAs acredita, respeita e aceita como orientadores os seguintes princípios:

  1. Sociedade e Cidadania

A defesa da sociedade deve ser feita em total comprometimento com a cidadania e com irrestrito cumprimento à legislação.

  1. Macroambiente

As ações, atitudes e comportamentos devem guardar respeito ao ser humano, à sociedade e ao ambiente.

  1. Conhecimento

A valorização do conhecimento deve ser considerada como fundamental para a profissão, assim como o compromisso com o avanço tecnológico e com as mudanças que a atualização requer devem ser buscadas continuamente.

  1. Profissão

A atuação profissional do Administrador deve ser realizada com independência, mas guardando o respeito e buscando integração com as outras profissões.

  1. Participação

A participação e o comprometimento dos Administradores são fatores que valorizam a profissão, e devem ser continuamente estimulados.

O Conselho Federal de Administração (CFA) tem como principais finalidades propugnar por uma adequada compreensão dos problemas administrativos e sua racional solução, orientar e disciplinar o exercício da profissão, dirimir dúvidas suscitadas nos Conselhos Regionais, julgar, em última instância, os recursos de penalidades impostas pelo Conselho Regional de Administração (CRA), votar e alterar o Código de Ética Profissional, além de zelar pela sua fiel execução, e promover estudos e campanhas em prol da racionalização administrativa do País. O CFA é um órgão normativo, consultivo, orientador e disciplinador do exercício da profissão, sediado na capital federal, responsável por controlar e fiscalizar as atividades financeiras e administrativas do Sistema Conselhos Federal e Regionais de Administração. Este, que tem como missão Promover a Ciência da Administração valorizando as competências profissionais, a sustentabilidade das organizações e o desenvolvimento do país, é integrado pelo CFA e pelos 27 Conselhos Regionais de Administração, sediados em todos os Estados da Federação e no Distrito Federal. Cada CRA tem por finalidade dar execução às diretrizes formuladas pelo Conselho Federal, fiscalizar, na área da respectiva jurisdição, o exercício da profissão; organizar e manter o registro do profissional de Administração; julgar as infrações e impor as penalidades referidas na Lei n° 4.769/65, expedir as Carteiras Profissionais, além de elaborar o seu Regimento para exame e aprovação pelo CFA. O CFA também se reveste de Tribunal Superior de Ética dos Administradores, para julgar processos éticos em 2ª instância. Em sua estrutura organizacional possui Plenário, Câmaras, Diretoria, Comissões e Assembleia de Presidentes de CRAs.

O Plenário do CFA, composto por 27 Conselheiros Federais Efetivos e seus respectivos Suplentes, eleitos diretamente pelos Administradores e Tecnólogos. A duração do mandato de cada Conselheiro é de 4 anos, permitida uma reeleição. A renovação do Plenário do CFA é de 1/3 e 2/3, alternadamente, a cada biênio. O CFA adota o modelo de gestão por Câmaras que se subdivide em 7 Câmaras, cada qual com suas competências estabelecidas no Regimento Interno. São elas a Câmara de Administração e Finanças, Câmara de Fiscalização e Registro, Câmara de Formação Profissional, Câmara de Desenvolvimento Institucional,a Câmara de Relações Internacionais e Eventos,Câmara  de Estudos e Projetos Estratégicos e Câmara de Gestão Pública compostas por 3 Conselheiros cada uma. Os integrantes das Câmaras são eleitos pelo Plenário, dentre os Conselheiros Efetivos, com mandatos de 2 anos. As Câmaras elegem, dentre seus integrantes, os seus Diretor e o Vice-Diretor para exercerem mandatos de 2 anos. O CFA dispõe ainda de outros órgãos, como a Diretoria Executiva, constituída pelo Presidente, Vice-Presidente e Diretores das Câmaras, eleitos pelo Plenário dentre os Conselheiros Efetivos com mandato de 2 anos de duração. Para atividades específicas são constituídas as Comissões Permanentes, cujos integrantes são eleitos pelo Plenário, dentre os Conselheiros Efetivos para exercerem mandatos de 2 anos. Há, ainda, as Comissões Especiais e os seus integrantes são designados pelo Presidente do CFA, ouvida a Diretoria Executiva. A Assembleia de Presidentes é um importante órgão que auxilia o processo de tomada de decisão do CFA. Órgão consultivo, composto pelos Presidentes de todos os Regionais, a Assembleia é o termômetro dos profissionais de Administração para com o Sistema. A direção do CFA é feita pelo regime presidencialista e ao Presidente do CFA incumbe, principalmente, dirigir e presidir as reuniões do Plenário e da Diretoria Executiva, empossar os Administradores eleitos Conselheiros Federais Efetivos e Suplentes, representar o CFA em juízo ou fora dele, requisitar às autoridades competentes, até mesmo as de segurança pública, quando necessário, os recursos indispensáveis ao cumprimento de dispositivos legais que regem o exercício da profissão de Administrador, tomar providências de ordem administrativa necessárias ao rápido andamento dos processos no Conselho, encaminhar à Assembleia de Presidentes a prestação de contas e o relatório de gestão do exercício anterior, dentre outras funções. O Sistema CFA/CRAs consciente de suas responsabilidades atua com enfoque na sua missão primordial de valorizar o profissional e a Ciência da Administração. Regulamentado como Autarquia Federal pela Lei 4.769 de 9 de setembro de 1965, sua atuação no Brasil consolidou-se como Instituição, ampliando gradativamente sua participação na discussão de grandes temas nacionais, melhorando permanentemente sua capacidade administrativa e aproximando-se cada vez mais do profissional.

CONSELHEIROS FEDERAIS DO CFA 2017/2018 Adm. Marcos Clay Lucio da Silva – AC Adm. Carolina Ferreira Simon Maia- AL Adm. José Celeste Pinheiro – AP Adm. José Carlos de Sá Colares – AM Adm. Tânia Maria da Cunha Dias – BA Adm. José Demontieux Cruz – CE Adm. Carlos Alberto Ferreira Junior – DF Adm. Marly de Lurdes Uliana – ES Adm. Samuel Albernaz – GO Adm. Aline Mendonça da Silva – MA Adm. Norma Sueli Costa de Andrade – MT Adm. Gracita Hortência dos Santos Barbosa – MS Adm. Sônia Ferreira Ferraz – MG Adm. Aldemira Assis Drago – PA Adm. Marcos Kalebbe Saraiva Maia Costa – PB Adm. Sergio Pereira Lobo – PR Adm. Joel Cavalcanti Costa – PE Adm. Carlos Henrique Mendes da Rocha – PI Adm. Wagner Siqueira – RJ Adm. Ione Macêdo de Medeiros Salem – RN Adm. Ruy Pedro Baratz Ribeiro  – RS Adm. André Luis Saoncela da Costa – RO Adm. Antonio José Leite de Albuquerque – RR Adm. Ildemar Cassias Pereira – SC Adm. Mauro Kreuz  – SP Adm. Diego Cabral Ferreira da Costa – SE Adm. Rogério Ramos de Souza  – TO

Câmara de Administração e Finanças – CAF Adm. RUY PEDRO BARATZ RIBEIRO – RS  (Diretor) Adm. JOSÉ CARLOS DE SÁ COLARES – AM  (Vice-Diretor) Adm. DIEGO CABRAL FERREIRA DA COSTA – SE Colaborador: Adm. JOAQUIM LUCIANO GOMES FARIA Câmara de Fiscalização e Registro – CFR Adm. MARCOS KALEBBE S. MAIA COSTA -PB (Diretor) Adm. CAROLINA FERREIRA SIMON MAIA – AL (Vice-Diretora) Adm. JOSÉ DEMONTIEUX CRUZ – CE (Membro) Colaborador: Adm.  AILTON BRITO PIRESCâmara de Formação Profissional – CFP Adm. MAURO KREUZ – SP (Diretor) Adm. TÂNIA MARIA DA CUNHA DIAS – BA  (Vice-Diretora) Adm. ALDEMIRA ASSIS DRAGO – PA Colaboradora: Adm. SUELI CRISTINA RODRIGUES DE MORAES ALVES Câmara de Desenvolvimento Institucional – CDI Adm. ROGÉRIO RAMOS DE SOUZA  – TO (Diretor) Adm. SAMUEL ALBERNAZ – GO Colaboradora: RP RENATA COSTA FERREIRA Câmara de Relações Internacionais e Eventos – CRIE Adm. ANDRÉ LUIS SAONCELA DA COSTA  – RO (Diretor) Adm. MARCOS CLAY LUCIO DA SILVA – AC ( Vice-Diretor) Adm. CARLOS ALBERTO FERREIRA JUNIOR – DF Colaboradora: Maria do Carmo Silva Duarte Martins Câmara de Estudos e Projetos Estratégicos – CEPE Adm. SÔNIA FERREIRA FERRAZ – MG (Diretora) Adm. ALINE MENDONÇA DA SILVA – MA  (Vice-Diretora) Adm. GRACITA HORTÊNCIA DOS SANTOS BARBOSA  – MS Colaboradora: Adm. JULIANA DOS REIS CARDOSO Câmara de Gestão Pública – CGP Adm. ANTONIO JOSÉ LEITE DE ALBUQUERQUE – RR (Diretor) Adm. NORMA  SUELI COSTA DE ANDRADE – MT (Vice-Diretora) Colaborador: Adm. RODRIGO NEVES MOURA

COMISSÃO PERMANENTE DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DOS CRAs – CPPRODER Gestão 2017/2018 Conselheiros Federais: Adm.  Carlos Henrique Mendes da Rocha –   Coordenador Adm.  Antonio José Leite de Albuquerque Adm.  Ildemar Cassias Pereira Presidentes de CRAs: Adm.  João Divino de Brito Adm.  José Samuel de Miranda Melo Júnior Biênio 2017/2018 COMISSÃO PERMANENTE DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – CPPE SP – Adm. Mauro Kreuz – Coordenador MA – Adm.  Aline  Mendonça da Silva – Vice-Coordenador AL – Adm. Carolina Ferreira Simon Maia Coordenadora Executiva: Adm. SOLANGE ALBUQUERQUE LANDIM BRAGA  OLIVEIRA COMISSÃO PERMANENTE DE REGIMENTOS DO SISTEMA CFA/CRAs – CPR SE – Adm. Diego Cabral Ferreira da Costa – Coordenador RR – Adm. Antonio José Leite de Albuquerque  – Vice-Coordenador PA – Adm. Aldemira Assis Drago Coordenadora Executiva: Adm. SOLANGE ALBUQUERQUE LANDIM BRAGA  OLIVEIRACOMISSÃO PERMANENTE ELEITORAL – CPE ES – Adm. Marly de Lurdes Uliana    – Coordenadora RN – Adm. Ione Macêdo de Medeiros Salem      – Vice-Coordenadora MA – Adm. Aline Mendonça da Silva Colaboradores: Admª Júliana dos Reis Cardoso, José Carlos de Araújo Ferreira e Adv. Rosilane Silva Resende COMISSÃO PERMANENTE DE TOMADA DE CONTAS – CPTC PE – Adm. Joel Cavalcanti Costa  – Coordenador PR – Adm. Sérgio Pereira Lobo          – Vice-Coordenador AP – Adm. José Celeste Pinheiro Colaborador:  Adm.  Joaquim Luciano Gomes Faria COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO – CPL AL – Adm. Carolina Ferreira Simon Maia  – Coordenadora Adm. Diego Cabral Ferreira da Cota – Vice-coordenador AM – Adm. José Carlos de Sá Colares – Membro CFA – Adm. Joaquim Luciano Gomes Faria CFA – Tec. Cont. Alberto Lopes de Barros CFA – Assist. Tatiana Almeida Galdeano CFA – Assist. Adm.  Ana Carolina de Luna COMISSÃO PERMANENTE DE MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM AC – Adm. Marcos Clay Lucio da Silva – Coordenador MS – Adm. Gracita Hortencia dos Santos Barbosa – Vice-Coordenadora RS – Adm. Ruy Pedro Baratz Ribeiro Coordenadora Executiva: Adm. SOLANGE ALBUQUERQUE LANDIM BRAGA  OLIVEIRA

Diretoria Executiva – Biênio 2017/2018 Presidente: Adm. Wagner Siqueira – RJ Vice-Presidente: Adm. Carlos Henrique Mendes da Rocha – PI Diretores das Câmaras:Câmara de Administração e Finanças Diretor – Adm. Ruy Pedro Baratz Riberiro – RS Vice-Diretor – Adm. José Carlos de Sá Colares  – AM Câmara de Fiscalização e Registro Diretor – Adm. Marcos Kalebbe Saraiva Maia Costa – PB Vice-Diretora – Adm. Carolina Ferreira Simon Maia – AL Câmara e Formação Profissional Diretor – Adm. Mauro Kreuz – SP Vice-Diretora – Adm. Tânia Maria da Cunha Dias  – BA Câmara de Desenvolvimento Institucional Diretor – Adm. Rogério Ramos de Souza – TOCâmara de Relações Internacionais e Eventos Diretor – Adm. André Luis Saoncela da Costa  – RO Vice-Diretor – Adm. Marcos Clay Lucio da Silva – AC Câmara de Estudos e Projetos Estratégicos – CEPE Diretora – Adm. Sônia Ferreira Ferraz – MG Vice-Diretora – Adm. Aline Mendonça da Silva – MA Câmara de Gestão Pública – CGPDiretor – Adm. Antonio José Leite de Albuquerque – RR Vice-Diretora – Adm. Norma Sueli Costa de Andrade – MT

Ouvidoria do Conselho Federal de Administração é um canal direto de comunicação entre os cidadãos, especialmente as pessoas físicas e jurídicas registradas nos CRAs, e o Sistema CFA/CRAs para reclamações, sugestões, consultas e elogios sobre o funcionamento dos Conselhos Federal e Regionais de Administração. Foi criada em 08 de março de 2013 e seu Regulamento aprovado pela Portaria CFA nº 42, de 05 de junho de 2013. Os interessados podem encaminhar suas solicitações por formulário eletrônico específico, pessoalmente ou por telefone e e-mail. A Ouvidoria está instalada na sede do Conselho, e o horário de atendimento ao público é de segunda a sexta- feira, nos turnos matutino (8h30 às 12h) e vespertino (13h30 às 18h). São objetivos da Ouvidoria:

  1. assegurar a participação da sociedade no Conselho Federal de Administração, para promover a melhoria das atividades desenvolvidas; e
  2. reunir informações sobre diversos aspectos do Sistema CFA/CRAs, com o fim de contribuir para a gestão institucional.

Todas as demandas encaminhadas à Ouvidoria serão documentadas em ordem cronológica e poderão ter acompanhamento através do portal: https://sei.cfa.org.br/ouvidoria

ENDEREÇO SAUS – Quadra 1 – Bloco L – Ed. CFA – 70070-932 Fone: 0800647-4769
OUVIDORA Adm. MARLY DE LURDES ULIANA 
EQUIPE: Maria Auxiliadora da Silva Jerônimo

Adm. IBANY DA CUNHA RIBEIRO

Reg. no CRA/RJ nº 01, Presidente da Junta Executiva constituída pelo Decreto nº 58.670, de 20/06/66, mandato de 22/06/1966 a 01/01/1970 .

Intervenção do então Ministério do Trabalho e Previdência Social, de 02/01/1970 a 16/01/1977


Adm. GUILHERME QUINTANILHA DE ALMEIDA

Reg. no CRA/SP nº 07, 2º Presidente eleito, mandato de 17/01/1977 a 08/01/1987.


Adm. BELMIRO SIQUEIRA

Reg. no CRA/RJ nº 10, então Vice-Presidente eleito, em substituição, de 24/04/1986 a 29/11/1986, data de seu falecimento.


Adm. LUIZ CARLOS AIRES BARREIRA NANAN

Reg. no CRA/CE/PI nº 536, então Diretor Administrativo eleito, em substituição, de 29/11/1986 a 08/01/1987.


Adm. HERONI DE ASSUNÇÃO JACQUES

Reg. no CRA/RS nº 1334, 3º Presidente eleito, mandato de 09/01/1987 a 14/01/1988.


Adm. MARCO ANTONIO DE BRITO CARVALHO

Reg. no CRA/PA/AP nº 624, 4º Presidente eleito, mandato de 15/01/1988 a 07/01/1990.


Adm. DUARAN LEÃO DUARTE

Reg. no CRA/CE/PI nº 951, 5º Presidente eleito, mandato de 08/01/1990 a 09/01/1991.


Adm. GILMAR CAMARGO DE ALMEIDA

Reg. no CRA/MG nº 5285, 6º Presidente eleito, mandato de 10/01/1991 a 12/01/1994.


Adm. RUI OTÁVIO BERNARDES DE ANDRADE

Reg. no CRA/RJ nº 0104720-5, 7º Presidente eleito, mandato de 13/01/1994 a 11/01/2007.


Adm. ROBERTO CARVALHO CARDOSO

Reg. no CRA/SP nº 97, 8º  Presidente eleito, exerceu o mandato de 12/01/2007 a 13/01/2011


Adm. SEBASTIÃO LUIZ DE MELLO

Reg. no CRA/MS nº 13, 9º  Presidente eleito, exerceu o mandato de 14/01/2011 a 12/01/2017


Adm. WAGNER SIQUEIRA

Reg. no CRA-RJ nº 01-02903-7, 10º Presidente eleito, exerce o mandato desde 12/01/2017

Estrutura Administrativa:

Fechar Menu