Você Administrador e Tecnólogo, pode se sentir em casa no Conselho Federal de Administração (CFA).

Localizada junto à praça dos Tribunais Superiores, e à Catedral de Brasília, a sede tem um ambiente de trabalho apropriado à importância da instituição e da profissão. Além do que, é o centro de referência da profissão, tanto em nível nacional, quanto internacional.

Profissional e Estudante de Administração. A Casa é sua.

Valores

Ética, Competência, Inovação, Valorização da Profissão e Participação

Missão

Promover a Ciência da Administração valorizando as competências profissionais, a sustentabilidade das organizações e o desenvolvimento do país.

Visão

Ser uma entidade reconhecida pela sociedade, capaz de assegurar a atuação plena dos profissionais de Administração.

Filosofia

Para o cumprimento de sua missão, o sistema CFA/CRAs acredita, respeita e aceita como orientadores os seguintes princípios:

  1. Sociedade e Cidadania

A defesa da sociedade deve ser feita em total comprometimento com a cidadania e com irrestrito cumprimento à legislação.

  1. Macroambiente

As ações, atitudes e comportamentos devem guardar respeito ao ser humano, à sociedade e ao ambiente.

  1. Conhecimento

A valorização do conhecimento deve ser considerada como fundamental para a profissão, assim como o compromisso com o avanço tecnológico e com as mudanças que a atualização requer devem ser buscadas continuamente.

  1. Profissão

A atuação profissional do Administrador deve ser realizada com independência, mas guardando o respeito e buscando integração com as outras profissões.

  1. Participação

A participação e o comprometimento dos Administradores são fatores que valorizam a profissão, e devem ser continuamente estimulados.

O Conselho Federal de Administração (CFA) tem como principais finalidades propugnar por uma adequada compreensão dos problemas administrativos e sua racional solução, orientar e disciplinar o exercício da profissão, dirimir dúvidas suscitadas nos Conselhos Regionais, julgar, em última instância, os recursos de penalidades impostas pelo Conselho Regional de Administração (CRA), votar e alterar o Código de Ética Profissional, além de zelar pela sua fiel execução, e promover estudos e campanhas em prol da racionalização administrativa do País. O CFA é um órgão normativo, consultivo, orientador e disciplinador do exercício da profissão, sediado na capital federal, responsável por controlar e fiscalizar as atividades financeiras e administrativas do Sistema Conselhos Federal e Regionais de Administração. Este, que tem como missão Promover a Ciência da Administração valorizando as competências profissionais, a sustentabilidade das organizações e o desenvolvimento do país, é integrado pelo CFA e pelos 27 Conselhos Regionais de Administração, sediados em todos os Estados da Federação e no Distrito Federal. Cada CRA tem por finalidade dar execução às diretrizes formuladas pelo Conselho Federal, fiscalizar, na área da respectiva jurisdição, o exercício da profissão; organizar e manter o registro do profissional de Administração; julgar as infrações e impor as penalidades referidas na Lei n° 4.769/65, expedir as Carteiras Profissionais, além de elaborar o seu Regimento para exame e aprovação pelo CFA. O CFA também se reveste de Tribunal Superior de Ética dos Administradores, para julgar processos éticos em 2ª instância. Em sua estrutura organizacional possui Plenário, Câmaras, Diretoria, Comissões e Assembleia de Presidentes de CRAs.

O Plenário do CFA, composto por 27 Conselheiros Federais Efetivos e seus respectivos Suplentes, eleitos diretamente pelos Administradores e Tecnólogos. A duração do mandato de cada Conselheiro é de 4 anos, permitida uma reeleição. A renovação do Plenário do CFA é de 1/3 e 2/3, alternadamente, a cada biênio. O CFA adota o modelo de gestão por Câmaras que se subdivide em 7 Câmaras, cada qual com suas competências estabelecidas no Regimento Interno. São elas a Câmara de Administração e Finanças, Câmara de Fiscalização e Registro, Câmara de Formação Profissional, Câmara de Desenvolvimento Institucional,a Câmara de Relações Internacionais e Eventos,Câmara  de Estudos e Projetos Estratégicos e Câmara de Gestão Pública compostas por 3 Conselheiros cada uma. Os integrantes das Câmaras são eleitos pelo Plenário, dentre os Conselheiros Efetivos, com mandatos de 2 anos. As Câmaras elegem, dentre seus integrantes, os seus Diretor e o Vice-Diretor para exercerem mandatos de 2 anos. O CFA dispõe ainda de outros órgãos, como a Diretoria Executiva, constituída pelo Presidente, Vice-Presidente e Diretores das Câmaras, eleitos pelo Plenário dentre os Conselheiros Efetivos com mandato de 2 anos de duração. Para atividades específicas são constituídas as Comissões Permanentes, cujos integrantes são eleitos pelo Plenário, dentre os Conselheiros Efetivos para exercerem mandatos de 2 anos. Há, ainda, as Comissões Especiais e os seus integrantes são designados pelo Presidente do CFA, ouvida a Diretoria Executiva. A Assembleia de Presidentes é um importante órgão que auxilia o processo de tomada de decisão do CFA. Órgão consultivo, composto pelos Presidentes de todos os Regionais, a Assembleia é o termômetro dos profissionais de Administração para com o Sistema. A direção do CFA é feita pelo regime presidencialista e ao Presidente do CFA incumbe, principalmente, dirigir e presidir as reuniões do Plenário e da Diretoria Executiva, empossar os Administradores eleitos Conselheiros Federais Efetivos e Suplentes, representar o CFA em juízo ou fora dele, requisitar às autoridades competentes, até mesmo as de segurança pública, quando necessário, os recursos indispensáveis ao cumprimento de dispositivos legais que regem o exercício da profissão de Administrador, tomar providências de ordem administrativa necessárias ao rápido andamento dos processos no Conselho, encaminhar à Assembleia de Presidentes a prestação de contas e o relatório de gestão do exercício anterior, dentre outras funções. O Sistema CFA/CRAs consciente de suas responsabilidades atua com enfoque na sua missão primordial de valorizar o profissional e a Ciência da Administração. Regulamentado como Autarquia Federal pela Lei 4.769 de 9 de setembro de 1965, sua atuação no Brasil consolidou-se como Instituição, ampliando gradativamente sua participação na discussão de grandes temas nacionais, melhorando permanentemente sua capacidade administrativa e aproximando-se cada vez mais do profissional.

CONSELHEIROS FEDERAIS DO CFA 2019 / 2020
Adm. Fábio Mendes Macêdo – AC
Adm. Carolina Ferreira Simon Maia- AL
Adm. José Celeste Pinheiro – AP
Adm. José Carlos de Sá Colares – AM
Adm. Roberto Ibrahim Uehbe – BA
Adm. Francisco Rogério Cristino – CE
Adm. Carlos Alberto Ferreira Junior – DF
Adm. Hércules da Silva Falcão – ES
Adm. Ivany Rosa de Oliveira – GO
Adm. Aline Mendonça da Silva – MA
Adm. Norma Sueli Costa de Andrade – MT
Adm. Gracita Hortência dos Santos Barbosa – MS
Adm. Gilmar Camargo de Almeida – MG
Adm. Mauro dos Santos Leonidas – PA
Adm. Marcos Kalebbe Saraiva Maia Costa – PB
Adm. Amilcar Pacheco dos Santos – PR
Adm. José Carlos Gomes de Souza – PE
Adm. Pedro Alencar Carvalho Silva – PI
Adm. Wagner Siqueira – RJ
Adm. Ione Macêdo de Medeiros Salem – RN
Adm. Cláudia de Salles Stadtlober  – RS
Adm. André Luis Saoncela da Costa – RO
Adm. Ellen Regina dos Santos Lobo – RR
Adm. Ildemar Cassias Pereira – SC
Adm. Mauro Kreuz  – SP
Adm. Diego Cabral Ferreira da Costa – SE
Adm. Rogério Ramos de Souza  – TO

Clique e acesse: Calendário de Reuniões 201919_04_26_Calendario -2019 (1)

Câmara de Administração e Finanças – CAF Adm. Francisco Rogério Cristino – CE  (Diretor)
Adm. Roberto Ibrahim Uehbe – BA  (Vice-Diretor) Adm. Pedro Alencar Carvalho Silva – PI Colaborador: Adm. JOAQUIM LUCIANO GOMES FARIA 

Câmara de Fiscalização e Registro – CFR
 Adm. Carlos Alberto Ferreira Jr (Diretor)
Adm. Marcos Kalebbe Saraiva Maia Costa – PB (Vice-Diretor) Adm. André Luis Saoncela da Costa – RO (Membro) Colaborador: Adm.  AILTON BRITO PIRES  

Câmara de Formação Profissional – CFP
 Adm. Cláudia de Salles Stadtlober – RS (Diretora)
Adm. Mauro dos Santos Leonidas – PA  (Vice-Diretor) Adm. Ellen Regina dos Santos Lobo – RR (Membro) Colaboradora: Adm. SUELI CRISTINA RODRIGUES DE MORAES ALVES 

Câmara de Desenvolvimento Institucional – CDI
 Adm. Diego Cabral Ferreira da Costa  – SE (Diretor)
Adm. Aline Mendonça da Silva – MA (Vice-Diretora) Colaboradora: RP RENATA COSTA FERREIRA 

Câmara de Relações Internacionais e Eventos – CRIE
 Adm. Gilmar Camargo de Almeida  – MG (Diretor)
Adm. André Luis Saoncela da Costa – RO ( Vice-Diretor) Adm. José Carlos Gomes de Souza – PE Colaboradora: Adm. Gracielle Soares Fonseca

Câmara de Estudos e Projetos Estratégicos – CEPE
 Adm. Gracita Hortência dos Santos Barbosa- MS (Diretora)
Adm. Ione Macedo de Medeiros Salem – RN (Vice-Diretora) Adm. Hércules da Silva Falcão  – ES (Membro) Colaboradora: Adm. JULIANA DOS REIS CARDOSO 

Câmara de Gestão Pública – CGP
 Adm. Fábio Mendes Macedo – AC  (Diretor)
Adm. Ivany Rosa de Oliveira – GO (Vice-Diretora)  Adm. Norma Sueli Costa de Andrade – MT (Membro) Colaborador: Adm. RODRIGO NEVES MOURA

COMISSÃO PERMANENTE DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DOS CRAs – CPPRODER Gestão 2019/2020 Conselheiros Federais: Adm.  Rogério Ramos de Souza –   Coordenador Adm.  Mauro Kreuz  Adm.  Diego Cabral Ferreira da Costa  Presidentes de CRAs: Adm.  Udenir de Oliveira Silva  Adm.  Maurílio José Martins Inês Coordenadora Executiva Adm. Ana Maria de Araújo Ferreira 

COMISSÃO PERMANENTE DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – CPPE
 MA – Adm. Aline Mendonça da Silva – Coordenadora RO – Adm.  André Luis Saoncela da Costa – Vice-Coordenador RS – Adm. Cláudia de Salles Stadtlober Coordenadora Executiva: Adm. SOLANGE ALBUQUERQUE LANDIM BRAGA  OLIVEIRA 

COMISSÃO PERMANENTE DE REGIMENTOS DO SISTEMA CFA/CRAs – CPR
 PB – Adm. Marcos Kalebbe Saraiva Maia Costa – Coordenador MG – Adm. Gilmar Camargo de Almeida  – Vice-Coordenador DF – Adm. Carlos Alberto Ferreira Jr. Coordenadora Executiva: Adm. SOLANGE ALBUQUERQUE LANDIM BRAGA  OLIVEIRA  

COMISSÃO PERMANENTE ELEITORAL – CPE
 ES – Adm. Hércules da Silva Falcão    – Coordenador MA – Adm. Aline Mendonça da Silva – Vice-Coordenadora RN – Adm. Ione Macedo de Medeiros Salem Colaboradores: Admª Júliana dos Reis Cardoso, Marcos  Antonio Susin e Adv. Rosilane Silva Resende 

COMISSÃO PERMANENTE DE TOMADA DE CONTAS – CPTC
  – Adm.  Amilcar Pacheco dos Santos – Coordenador  –  Adm.  José Celeste Pinheiro –  Vice-Coordenador   – Adm. José Carlos Gomes de Souza Colaborador:  Adm.  Joaquim Luciano Gomes Faria 

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO – CPL
 RR – Adm. Ellen Regina dos Santos Lobo  – Coordenadora Adm.  Norma Sueli Costa de Andrade – Vice-coordenadora RO – Adm. André Luis Saoncela da Costa – Membro CFA – Adm. Joaquim Luciano Gomes Faria CFA – Tec. Cont. Alberto Lopes de Barros CFA – Assist. Tatiana Almeida Galdeano CFA – Assist. Adm.  Ana Carolina de Luna  

COMISSÃO PERMANENTE DE MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM
 DF- Adm. Carlos Alberto Ferreira Jr. – Coordenador MG – Adm. Gilmar Camargo de Almeida – Vice-Coordenador CE- Adm. Francisco Rogério Cristino Coordenadora Executiva: Adm. SOLANGE ALBUQUERQUE LANDIM BRAGA OLIVEIRA

COMISSÃO PERMANENTE  DE ÉTICA E DISCIPLINA  Efetivo: Adm. Carlos Alberto Ferreira Jr. – Coordenador  Suplente: Adm. José Celeste Pinheiro  Efetivo: Adm. Marcos Kalebbe Saraiva Maia Costa Suplente: Adm. Fábio Mendes Macêdo   Efetiva: Adm. Ivany Rosa de Oliveira Suplente: Adm. Norma Sueli Costa de Andrade Colaborador: Adm. Ailton de Brito Pires

Presidente: Adm. Mauro Kreuz – SP  
Vice-Presidente:
 Adm. Rogério Ramos de Souza – TO 
Diretores das Câmaras:Câmara de Administração e Finanças Diretor – Adm. Francisco Rogério Cristino – CE  Vice-Diretor – Adm. Roberto Ibrahim Uehbe  – BA 
Câmara de Fiscalização e Registro Diretor – Adm. Carlos Alberto Ferreira Jr. – DF Vice-Diretor – Adm. Marcos Kalebbe Saraiva Maia Costa – PB 
Câmara e Formação Profissional Diretora – Adm. Cláudia de Salles Stadtlober – RS Vice-Diretor – Adm. Mauro dos Santos Leonidas  – PA 
Câmara de Desenvolvimento Institucional Diretor – Adm. Diego Cabral Ferreira da Costa – SE  Vice-Diretora – Adm. Aline Mendonça da Silva – MA 
Câmara de Relações Internacionais e Eventos Diretor – Adm. Gilmar Camargo de Almeida  – MG  Vice-Diretor – Adm. André Luis Saoncela da Costa – RO
Câmara de Estudos e Projetos Estratégicos – CEPE Diretora – Adm. Gracita Hortência Santos Barbosa – MT  Vice-Diretora – Adm. Ione Macedo de Medeiros Salem – RN 
Câmara de Gestão Pública – CGP Diretor – Adm. Fábio Mendes Macêdo – AC Vice-Diretora – Adm. Ivany Rosa de Oliveira – GO – 

Ouvidoria do Conselho Federal de Administração é um canal direto de comunicação entre os cidadãos, especialmente as pessoas físicas e jurídicas registradas nos CRAs, e o Sistema CFA/CRAs para reclamações, sugestões, consultas e elogios sobre o funcionamento dos Conselhos Federal e Regionais de Administração. Foi criada em 08 de março de 2013 e seu Regulamento aprovado pela Portaria CFA nº 42, de 05 de junho de 2013. Os interessados podem encaminhar suas solicitações por formulário eletrônico específico, pessoalmente ou por telefone e e-mail. A Ouvidoria está instalada na sede do Conselho, e o horário de atendimento ao público é de segunda a sexta- feira, nos turnos matutino (8h30 às 12h) e vespertino (13h30 às 18h). São objetivos da Ouvidoria:

  1. assegurar a participação da sociedade no Conselho Federal de Administração, para promover a melhoria das atividades desenvolvidas; e
  2. reunir informações sobre diversos aspectos do Sistema CFA/CRAs, com o fim de contribuir para a gestão institucional.

Todas as demandas encaminhadas à Ouvidoria serão documentadas em ordem cronológica e poderão ter acompanhamento através do portal: https://sei.cfa.org.br/ouvidoria

ENDEREÇO SAUS – Quadra 1 – Bloco L – Ed. CFA – 70070-932 Fone: 0800647-4769
OUVIDOR Adm. José Carlos de Sá Colares
EQUIPE: Maria Auxiliadora da Silva Jerônimo

Adm. IBANY DA CUNHA RIBEIRO

Reg. no CRA/RJ nº 01, Presidente da Junta Executiva constituída pelo Decreto nº 58.670, de 20/06/66, mandato de 22/06/1966 a 01/01/1970 .

Intervenção do então Ministério do Trabalho e Previdência Social, de 02/01/1970 a 16/01/1977


Adm. GUILHERME QUINTANILHA DE ALMEIDA

Reg. no CRA/SP nº 07, 2º Presidente eleito, mandato de 17/01/1977 a 08/01/1987.


Adm. BELMIRO SIQUEIRA

Reg. no CRA/RJ nº 10, então Vice-Presidente eleito, em substituição, de 24/04/1986 a 29/11/1986, data de seu falecimento.


Adm. LUIZ CARLOS AIRES BARREIRA NANAN

Reg. no CRA/CE/PI nº 536, então Diretor Administrativo eleito, em substituição, de 29/11/1986 a 08/01/1987.


Adm. HERONI DE ASSUNÇÃO JACQUES

Reg. no CRA/RS nº 1334, 3º Presidente eleito, mandato de 09/01/1987 a 14/01/1988.


Adm. MARCO ANTONIO DE BRITO CARVALHO

Reg. no CRA/PA/AP nº 624, 4º Presidente eleito, mandato de 15/01/1988 a 07/01/1990.


Adm. DUARAN LEÃO DUARTE

Reg. no CRA/CE/PI nº 951, 5º Presidente eleito, mandato de 08/01/1990 a 09/01/1991.


Adm. GILMAR CAMARGO DE ALMEIDA

Reg. no CRA/MG nº 5285, 6º Presidente eleito, mandato de 10/01/1991 a 12/01/1994.


Adm. RUI OTÁVIO BERNARDES DE ANDRADE

Reg. no CRA/RJ nº 0104720-5, 7º Presidente eleito, mandato de 13/01/1994 a 11/01/2007.


Adm. ROBERTO CARVALHO CARDOSO

Reg. no CRA/SP nº 97, 8º  Presidente eleito, exerceu o mandato de 12/01/2007 a 13/01/2011


Adm. SEBASTIÃO LUIZ DE MELLO

Reg. no CRA/MS nº 13, 9º  Presidente eleito, exerceu o mandato de 14/01/2011 a 12/01/2017


Adm. WAGNER SIQUEIRA

Reg. no CRA-RJ nº 01-02903-7, 10º Presidente eleito, exerceu o mandato de 12/01/2017 a 30/12/2018

Estrutura Administrativa:

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