Vitória obtém a 15º melhor nota na qualidade da gestão pública

Vitória ocupa o 15º lugar na lista de municípios brasileiros com a melhor nota na gestão pública. O levantamento, criado e lançado pelo Conselho Federal de Administração (CFA), considerou os gastos e finanças, gestão e desempenho das políticas públicas para determinar o Índice de Governança Municipal (IGM). Ilhabela e Santana de Parnaíba, em São Paulo; Bombinhas em Santa Catarina ficaram, respectivamente, em primeiro, segundo e terceiro lugares.
Para formar o IGM, o conselho reuniu dados disponibilizados pelo Programadas Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Foram consideradas informações de áreas como saúde, educação, planejamento urbano, gestão fiscal, habitação, recursos humanos e etc.
Segundo a administradora Marly de Lurdes Uliana, que representa o Conselho Regional de Administração do Espírito Santo no CFA, o índice pretende auxiliar os prefeitos e os secretários na hora de fazer o planejamento estratégico dos municípios, tornando-se um referencial para eles.
O presidente do CFA, o administrador Wagner Siqueira, lembrou que o IGM promoverá mais debates e discussões sobre a qualidade da governança municipal e destacou que “inserir o Administrador no espaço público é necessário para melhorar a gestão pública nos municípios”, defendeu.
Dados do Espírito Santo
Quando consideramos apenas o Espírito Santo no levantamento para o Índice de Governança Municipal (IGM) do Conselho Federal de Administração (CFA), a capital capixaba alcançou a maior nota 0,702. Logo depois vem Aracruz (0,656), Piúma (0,652), Linhares (0,635) e Marataízes (0,623).
No recorte dos gastos e das finanças públicas, Marataízes ficou em primeiro lugar como município capixaba com a melhor nota. Em seguida, vem Aracruz, Piúma, Vitória e Mucurici.
No quesito qualidade da gestão a capital ocupou o primeiro lugar e foi seguida por Viana, Piúma, Aracruz e São José dos Calçados. No recorte do desempenho, Vitória obteve novamente a melhor nota e Anchieta ficou com o segundo lugar vindo, logo atrás, Bom Jesus do Norte, Marechal Floriano e Linhares.
Fonte: ESHOJE