Você está visualizando atualmente Senado Federal celebra 54 anos da Administração

Senado Federal celebra 54 anos da Administração

Em Sessão Solene, presidente Mauro Kreuz destacou a importância dos profissionais de administração para o país. Durante evento especial, parlamentares demonstraram apoio ao Sistema CFA/CRAs contra a PEC 108 

 

Na tarde desta segunda-feira, 9, o Senado Federal promoveu Sessão Solene para homenagear o Dia do Profissional de Administração. Profissão completou 54 anos de regulamentação. O evento, requerido pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF), contou com a presença de conselheiros e presidentes do Sistema Conselhos Federal e Regionais de Administração (CFA/CRAS).

O hino nacional abriu a sessão especial. Em seguida, o vídeo institucional do CFA foi transmitido e a contadora de história do Senado, Nyedja Gennari, fez uma apresentação dinâmica e lúdica para mostrar como surgiu a ciência da administração e como foi a sua evolução até chegar a regulamentação da profissão no Brasil.

Em seu discurso, o senador Izalci falou da importância da administração para o progresso da sociedade. O parlamentar destacou, ainda, que cabe a estes profissionais o papel de propulsionar o país a se tornar uma nação rica e bem gerenciada.

Quem também prestigiou a homenagem aos profissionais de administração foi o senador Eduardo Gomes (MDB-TO). Ele lembrou que os administradores foram fundamentais para a construção da capital mais nova do país, Palmas, e falou da confiança que tem no legislativo com relação a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 108/2019. “Confiamos, principalmente, no apoio do Conselho Federal de Administração para as melhorias e correções necessárias na PEC. Podem contar comigo”, garantiu o parlamentar.

A diretora de Estudos e Projetos Estratégicos do CFA, Gracita Barbosa, foi uma das mulheres presentes na mesa solene. Ela agradeceu a oportunidade e falou da importância do trabalho desenvolvimento pelo Sistema CFA/CRAs, principalmente as entregas realizadas para promover a profissionalização da gestão pública. “Os produtos que nós temos é sempre visando a melhoria e a seguridade da nossa sociedade. Muito obrigada pelo apoio, principalmente com relação a PEC 108”, destacou a conselheira.

O trabalho do Sistema CFA/CRAs voltado para a gestão pública também foi enfatizado pela vice-diretora de Gestão Profissional do CFA, Ivany Rosa de Oliveira. “O que nós queremos para o nosso Brasil é uma boa gestão”, defendeu, citando o Índice CFA de Governança Municipal e o Sistema CFA de Governança, Planejamento e Gestão Estratégica de Serviços Municipais de Água e Esgotos, o CFA-Gesae.

Para o diretor de Fiscalização e Registro do CFA, Carlos Alberto Ferreira Júnior, o dia do profissional de administração é um momento para celebrar, mas também é uma oportunidade de reflexão. Segundo ele, a PEC que desobriga a inscrição em conselhos profissionais é uma ameaça, mas mostrou-se otimista com o apoio do Senado para evitar que a proposta siga adiante.

O presidente do Conselho Regional de Administração do Distrito Federal (CRA-DF), Udenir Silva, voltou a combater a PEC e finalizou: “Administrar é olhar para o passado, narrar o presente e preparar alternativas melhores para o futuro. Com a Administração se converte sonho em realidade.”.

Representando a região norte do país, a presidente do Conselho Regional do Amapá (CRA-AP), Herligenas Corrêa de Oliveira Araújo, falou da satisfação em representar seu estado na sessão especial. Para ela, esse avanço foi possível em razão da postura da atual diretoria do CFA, que preza pela gestão compartilhada.

O presidente do CFA, Mauro Kreuz, foi o último a se pronunciar. Segundo ele, a gestão é a administração acontecendo e afirmou que o problema do Brasil é de falta de administração. “O país precisa de um projeto de nação”, defendeu o líder do CFA, reforçando a importância em sensibilizar o legislativo para proteger o Sistema “dos ventos danosos” da PEC108.

A Sessão Solene no Senado foi transmitida, ao vivo, pela TV Senado. Clique aqui e confira, na íntegra, o evento especial que homenageou os profissionais de administração de todo país. 

Assessoria de Comunicação CFA

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado