Você está visualizando atualmente SEI muda rotina administrativa do Sistema CFA/CRAs

SEI muda rotina administrativa do Sistema CFA/CRAs

Ferramenta usada para agilizar o trâmite dos processos e a gestão documental está presente em quase todos os CRAs

Por causa da pandemia do novo coronavírus, o Conselho Federal de Administração (CFA) e os Conselhos Regionais de Administração (CRAs) mudaram suas rotinas presenciais. As atividades desenvolvidas pelo Sistema CFA/CRAs continuam em andamento via on-line. O trabalho dos presidentes dos CFA e dos Regionais, dos conselheiros federais e regionais e dos colaboradores não parou. A maioria está em home office com apoio de uma importante ferramenta: o Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

O CFA utiliza, gratuitamente, o SEI desde abril de 2016 após assinar convênio com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. A autarquia foi o primeiro conselho profissional a adotar a ferramenta tecnológica desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

Desde então, o CFA começou a implantar o SEI nos CRAs. Dos 27 Regionais, 24 já solicitaram a adesão ao SEI, dos quais em 17 já houve a implantação, sendo a mais recente no estado do Tocantins. Com a ferramenta, o trâmite dos processos e a gestão documental ficou mais ágil.

“Tudo é feito on-line e isso gerou muitos retornos para o Sistema CFA/CRAs como redução de custos com papel e do consumo de suprimentos, transparência e padronização dos procedimentos administrativos, entre outros”, diz o presidente do CFA, Mauro Kreuz, lembrando que o SEI é uma plataforma segura que garante a tramitação e a autenticidade dos documentos.

Estatísticas

Entre o dia 1º de janeiro e o dia 29 de fevereiro deste ano, o CFA e os Regionais que já fazem uso do SEI geraram 8.442 processos por meio da plataforma. No mesmo período, 20.618 documentos foram gerados e mais de 22 mil recebidos.

O SEI integra o Processo Eletrônico Nacional (PEN), uma iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos. O SEI é, atualmente, adotado em diversos órgãos públicos do país.

 

Assessoria de Comunicação CFA