Você está visualizando atualmente  Quão saudável é o ambiente em que você trabalha?   

 Quão saudável é o ambiente em que você trabalha?  

Qualidade de vida! Uma expressão que passou a ser cada vez mais comentada, estudada e procurada pelas pessoas. E não só por elas. As instituições também têm se preocupado com iniciativas que promovam mais saúde, em todos os sentidos, aos seus colaboradores.

Segundo o superintendente de RH da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Alex Cavalcante Alves, a QVT, como é chamada, é um assunto já consolidado na doutrina de recursos humanos, nas teorias de administração e gestão de pessoas.

Entre as ações que são fundamentais para que a QVT exista estão o patrocínio da alta liderança e o interesse dos servidores em motivar o tema. “O órgão público é uma organização como qualquer outra. Não dá para imaginar que as pessoas vão trabalhar ali motivadas, entregando um bom serviço à sociedade sem o mínimo de capacitação, até de descontração no trabalho”, diz.

Outro ponto muito importante tratado na entrevista foi o crescimento de afastamentos por motivo de adoecimento psíquico, como depressão, que tem preocupado as áreas de gestão de pessoas.

“Como ação de QVT, eu acho que a capacitação também é uma vertente. Trazer palestras para desmistificar essa questão para as pessoas assumirem o problema e estarem bem consigo mesmas e enfrentá-lo é um primeiro passo fundamental. Também para prestar efetivamente essa assistência para o servidor que precise e que busque esse tipo de apoio”, afirma.  

Alex também comentou os problemas relacionados à incompatibilidade cotidiana, como problemas de relacionamento entre servidor e chefia, caminhos de implementação da área e estratégias de consolidação no âmbito público.  

 

Veja a entrevista completa no CFAPlay 

Para ouvir o podcast da Rádio ADM, clique aqui

Assessoria de Comunicação CFA