Você está visualizando atualmente Profissionais de Administração se reúnem no Enbra

Profissionais de Administração se reúnem no Enbra

Começou hoje, no Rio de Janeiro, o XXVI Encontro Brasileiro de Administração (Enbra), promovido pelo Conselho Federal de Administração (CFA) e o Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ). O encontro acontece no Centro de Convenções Bolsa do Rio e vai até o próximo dia 8.

Cerca de mil pessoas, entre profissionais de Administração e estudantes, lotaram o auditório para a cerimônia de abertura. Na solenidade, o Hino Nacional foi executado pelo trio musical Rio Cordas que apresentou, ainda, as obras “Cidade Maravilhosa” e “Brasileirinho”.

O presidente do CRA-RJ, Leocir Dal Pai, deu as boas-vindas aos participantes e disse que a presença de todos na plateia valoriza a profissão. Ao fazer a saudação de abertura, ele destacou que esse é um evento histórico. “Nos enche de orgulho, porque esse é o primeiro evento que acolhe também os técnicos como profissionais de Administração. Nós, que estamos aqui, fomos apoiados por alguém para chegarmos onde chegamos e, agora, nós apoiamos vocês.”

Em seguida, o presidente do CFA, Wagner Siqueira, assumiu a palavra. Ele fez uma análise do momento atual, lembrou que 2018 é ano de eleição e afirmou que o serviço público se transformou em castas de privilegiados. Disse, ainda, que no Brasil o velho precisa morrer para que o novo consiga nascer. “Estamos ficando fora da 4ª Revolução Industrial por nossa própria conta e risco.”

Siqueira destacou, ainda, que o desafio que se coloca para o país é identificar quais os interesses do público, sempre confundidos com os do Estado, que é legislado por seus próprios agentes, “para si próprio, para a sua casta de privilegiados”. Afirmou que a democracia não é um regime pronto, esse modelo é a ditadura, mas que a democracia está sempre em construção e que o administrador tem um papel fundamental na mudança do foco no Estado para o cidadão que precisa ocorrer.

O diretor da Câmara de Relações Internacionais e Eventos, André Saoncela, também compôs a mesa de abertura. Antes do início da primeira palestra, houve uma homenagem ao ex-presidente do CRA-RJ, Abílio Thomaz de Freitas, que faleceu na última semana. Registrado desde 1978, o administrador esteve à frente do Regional por 16 anos e atuou ativamente no conselho desde 1988. Atualmente, era ouvidor da instituição.

O XXVI Enbra surge com o intuito de suscitar, entre empresários e profissionais de administração, representantes de governo, empreendedores, agentes públicos e representantes de diversas áreas, a importância da Administração frente aos cenários críticos, disruptivos, ambíguos, sistêmicos e diversos.

Com o tema “Para onde vai a Administração”, o Enbra será realizado até o próximo dia 8. Acompanhe tudo na íntegra pelo CFAPlay, pelas redes sociais do CFA, pela CRARJPlay, Rádio ADM-RJ e pelo aplicativo CFA Eventos. A Rádio ADM também participa da cobertura, com pílulas de informações dos principais momentos do Enbra.

Use a hashtag #Enbra2018 nas redes sociais e faça parte deste evento.

Assessoria de Comunicação CFA