Você está visualizando atualmente Presidente do CFA destaca importância da democracia

Presidente do CFA destaca importância da democracia

Com o auditório lotado mais de novecentas pessoas, o presidente do Conselho Federal de Administração, Wagner Siqueira, abriu o Fórum CFA de Gestão Pública falando da importância da democracia.

Segundo ele, esse é um regime essencial para o bom funcionamento da gestão pública, ao contrário dos totalitários que prejudicam o cidadão. “Democracia e gestão pública precisam perpassar por todas as discussões. Estamos falando de conceitos que precisam ser repensados para que nós tenhamos uma gestão pública voltada efetivamente para o cidadão”, disse.

Uma democracia consolidada, explica, pressupõe duas variáveis fundamentais: instituições e costumes. E é a construção da sociedade a partir da visão do Estado a serviço do cidadão que se constrói bons costumes e boas intuições, necessários ao processo democrático maduro.

O presidente destacou, ainda, que a atual administração pública reflete uma situação incontestável. “O estado acachapa as pessoas quando deveria ser efetivamente um instrumento, uma ferramenta de repercussão dos desejos das atividades econômicas para a realização do bem comum e do cidadão que precisa ter acessibilidade, maior democratização, maior voz e maior vez no Estado brasileiro.”

Com o tema “Estratégias transformadoras nas relações entre sociedade e o Estado”, o Fórum reuniu especialistas renomados para discutir temas ligados à gestão pública.

Veja o discurso de abertura na íntegra no CFAPlay: www.cfaplay.org.br.

 

Assessoria de Comunicação CFA