Você está visualizando atualmente Missão é defender a sociedade de maus profissionais

Missão é defender a sociedade de maus profissionais

Além disso, o Sistema CFA/CRAs trabalhar para promover a ciência da Administração valorizando as competências profissionais, a sustentabilidade das organizações e o desenvolvimento do país

Boa parte dos estudantes de Administração ou dos Cursos Superiores de Tecnologia em determinada área da Administração ainda não conhece o Sistema Conselhos Federal e Regionais de Administração (CFA/CRAs). Além dos alunos, muitos Administradores e tecnólogos ainda têm dúvidas sobre atuação e missão do Sistema. Pensando nesses estudantes e profissionais, o CFA criou um roteiro simples para ajudá-los a conhecer melhor o Sistema CFA/CRAs.

O que são os conselhos profissionais?

As profissões regulamentadas foram criadas por lei e elas possuem um conselho profissional. Os advogados contam com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), os médicos têm o Conselho Federal e Regionais de Medicina (CFM/CRMs), assim como os engenheiros, farmacêuticos, contadores, economistas, entre outros. Quando a Lei 4.769/65 foi sancionada, criando a profissão dos administradores, fez nascer, também, o Sistema CFA/CRAs.

Para que serve um conselho profissional?

A função primária dos conselhos profissionais é defender a sociedade dos maus profissionais. Como eles fazem isso? Por meio da fiscalização! Ao fiscalizar a atuação dos profissionais e das pessoas jurídicas, o Sistema CFA/CRAs garante que pessoas e instituições exerçam a profissão de Administrador de forma regular e, com isso, promove a defesa dos bons profissionais de administração.

Como é formado o SIstema CFA/CRAs?

O Sistema é formado pelo CFA e pelos 27 CRAs. O CFA é um órgão normativo, consultivo, orientador e disciplinador do exercício da profissão de Administrador e tecnólogos. É o CFA, por exemplo, que redige o Código de Ética dos profissionais de Administração. É o CFA, também, que julga processos disciplinares em grau de recurso. Já os 27 CRAs sediados em todos os estados da Federação e no Distrito Federal são responsáveis pela fiscalização e registro dos profissionais de administração.

Como faço para fazer parte do Sistema CFA/CRAs?

Para fazer parte do Sistema CFA/CRAs, os profissionais de administração precisam ser registrados. Os bacharéis em Administração só serão Administradores após o registro em CRA. O mesmo acontece com quem fez um curso superior em tecnologia: só serão tecnólogos em determinada área da administração após se registrarem. Além do registro profissional, a Lei 4.769/65 regulamenta que também é preciso fazer o pagamento da anuidade.

Ah, mas o que o Sistema CFA/CRAs fará por mim?

O CFA recebe muitos questionamentos como este. O CFA e o CRAs trabalham para proteger a sociedade dos maus profissionais. Alguns Regionais oferecem benefícios como desconto em eventos e cursos. Contudo, a função essencial dos conselhos profissionais é a fiscalização. O foco é saber quem está exercendo a profissão de forma ilegal – sem registro profissional – e qual empresa que oferece atividades da área da administração está funcionando sem o devido registro profissional. Questões ligadas a categoria como piso salarial, são tratadas no sindicato. Contudo, o CFA e os CRAs, por meio de assessorias parlamentares, realizam um trabalho junto ao legislativo para aprovar projetos de lei que vão impactar positivamente a vida dos profissionais de administração e barrar aquelas que, por outro lado, foram propostas para prejudicar a profissão.

Quais outras ações são realizadas?

Todas as ações convergem para proteger a sociedade dos maus profissionais. A campanha de valorização profissional, eventos, projetos de comunicação, estudos e pesquisas, programa de capacitação de administradores para atuar nas MPEs, programa de Certificação Profissional, IGM-CFA e muitas ações voltadas para a gestão pública, CFA-Gesae, entre outros.

O que eu posso fazer para estar mais próximo do Sistema CFA/CRAs?

Procure o Regional do seu estado, busque conhecer as pessoas, os conselheiros e diretores. Conhece alguma empresa ou profissional em situação irregular? Denuncie! Participe dos eventos que os CRAs realizam periodicamente, participe das redes sociais do CFA e dos CRAs, leia a Revista Brasileira de Administração (RBA), ouça a Rádio ADM e assista aos programas do CFAPlay.

Quer saber mais? Clique na imagem abaixo e assista ao vídeo que o CFAPlay preparou para você!

Você sabe como funcionam o CFA e os CRAs? Assista ao vídeo do CFAPlay e conheça as competências e frentes de atuação dos Conselhos.

 

 

 

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA