Você está visualizando atualmente Líderes preparados trazem diversos ganhos para administração pública

Líderes preparados trazem diversos ganhos para administração pública

Os desafios para o desenvolvimento de lideranças no setor público brasileiro foi o tema da entrevista com a secretária adjunta da Secretaria de Gestão e Desempenho Pessoal (SGP) do Governo Federal, Flavia Goulart, na última quinta-feira.

 Ela destacou o relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em parceria com o governo brasileiro, lançado em setembro, que aborda a liderança no setor público brasileiro. Além da realidade brasileira, o material também traz exemplos de países em que os governos conseguiram ter mais resultados, oferecer serviços com mais qualidade à população e apresentam baixo índice de corrupção.

 Sobre o conceito de liderança, propriamente dito, Flavia acredita ser aquele que “bate metas, entrega resultados com o time, ele mobiliza as pessoas ao seu entorno para fazer isso de forma conjunta, e ele faz isso do jeito certo. Então, são três elementos: o resultado, as pessoas e os valores que guiam, não só o trabalho do líder, mas da equipe como um todo na busca pelos resultados”.

 A secretária também falou sobre os processos seletivos no governo federal que, segundo ela, é tendência e sobre a Reforma Administrativa que deve ser enviada em 2020 ao Congresso Nacional.

Uma novidade trazida pela administradora foi a iniciativa da SGP, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e outros parceiros, de lançar um programa de desenvolvimento de novas lideranças dentro da administração pública federal. É voltado para servidores de carreira, efetivos que ainda não ocupam posições de liderança, mas que tenham esse perfil e possam ser preparados para assumirem maiores desafios.

A administradora trouxe, ainda, informações preciosas, como um portal específico para servidores públicos que reúne profissionais de todo o mundo e um livro do escritor Simon Sinek.

Ficou interessado? Clique aqui e confira no CFAPlay. 

 Perfil

Flavia Goulart é administradora formada pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo, possui mestrado em Políticas Públicas e MBA, ambos pela Universidade de Harvard. Atuou em organizações sem fins lucrativos, empresas multinacionais e na administração pública, com foco em gestão para resultados e gestão de pessoas. Foi diretora do Departamento de Carreiras e Desenvolvimento de Pessoas do Governo Federal e atualmente é secretária-adjunta da Secretaria de Gestão e Desempenho Pessoal do Governo Federal.

Assessoria de Comunicação CFA