Você está visualizando atualmente Gastar menos do que recebe é essencial para não sofrer no meio da crise

Gastar menos do que recebe é essencial para não sofrer no meio da crise

Na live desta quarta-feira, o administrador Fabrizio Meller falou sobre a importância de controlar os gastos principalmente em tempo de crise. O conteúdo ficará disponível por 24h no Instagram do CFA

Você é do tipo que gasta ou poupa dinheiro? Como está sua vida financeira – e a do seu negócio – em meio a essa crise causada pela pandemia da Covid-19? Essas e outras perguntas foram respondidas pelo administrador Fabrizio Meller. Ele conversou com o público sobre finanças durante a live que o Conselho Federal de Administração (CFA) realizou na tarde desta quarta-feira, 1º, no seu perfil no Instagram (@cfaadm).

Do ponto de vista macro, o administrador comentou que, durante uma crise, há o choque entre a demanda e a oferta. “É uma situação de insegurança, por isso as pessoas consomem pouco e isso, consequentemente, gera uma dificuldade financeira”, disse.

Diante desse cenário, a administração pública acaba ampliando seus gastos para estimular a economia. Nesse sentido, o governo ataca o problema em duas frentes: com a política fiscal, oferecendo um prazo maior para o pagamento de impostos, e a política monetária, que injeta dinheiro na economia, oferecendo subsídios principalmente para a população mais desfavorecida.

É o caso, por exemplo, do auxílio mensal de R$ 600 para trabalhadores informais que o governo federal aprovou. A medida visa ajudar profissionais que tiveram a renda afetada pelas medidas de restrição e de isolamento social adotadas para mitigar a expansão do novo Coronavírus no país.

Durante a live, um internauta comentou que o faturamento da sua lanchonete caiu 50% e pediu dicas para superar a situação. Fabrizio recomendou “olhar para o controle financeiro”. “É hora de olhar as contas, anotar quanto tem a pagar e quanto tem a receber, e ver o fluxo de caixa. Para a pequena empresa, é o momento de anotar tudo”, sugeriu o especialista.

Segundo ele, aqueles negócios que colocam em prática os ensinamentos da ciência da Administração vão ter menos dificuldades durante a crise. “O momento é muito difícil, mas vamos nos recuperar”, disse, otimista. Contudo, Fabrizio comentou que é preciso sair mais forte. “É focar no planejamento, nas finanças”, afirmou.

Para “segurar a onda”, o administrador disse que é preciso criatividade e inovação. É a hora, por exemplo, para expandir o negócio para o e-commerce e aproveitar o potencial das redes sociais para divulgar os produtos e serviços. “A boa notícia é que essa crise vai passar e o desafio é migrar do grupo que paga juros para o grupo que recebe juros. Como? Poupando, investindo, criando reservas de emergências. Esse é um momento de cautela, para repensar todas essas questões”, finalizou.

Quem perdeu a live ou quiser rever o conteúdo , ela ficará disponível 24h no Instagram do CFA (@cfaadm).

Anote aí

As lives “Gestão dos Empreendimentos em Tempos de Crise” acontecerão durante toda esta semana, ao vivo, a partir das 14h, no Instagram do CFA. Confira, abaixo, o calendário dos próximos temas que serão abordados nas lives.

Assessoria de Comunicação CFA