Você está visualizando atualmente Finanças e RH estão entre as áreas que estarão em alta após a pandemia

Finanças e RH estão entre as áreas que estarão em alta após a pandemia

Contudo, profissionais de administração que atuam nesses segmentos precisam desenvolver novas competências para atuar no novo cenário pós-crise

Quase cem dias depois do início do isolamento social causado pela Covid-19, o assunto em pauta ainda é o novo coronavírus. Mas agora, o mundo começa a se preparar para a vida pós-pandemia. Em um cenário ainda incerto, muitos profissionais começam a repensar a carreira e se reinventam diante de tantas mudanças. Neste contexto, algumas carreiras se destacam. É o que mostra um levantamento feito pelo portal InfoMoney.

De acordo com o estudo, as profissões que estarão em evidência após a pandemia são das áreas de tecnologia, finanças e saúde. O profissional de Recursos Humanos, que tem sido essencial em meio a crise, também promete fazer a diferença no mundo após essas transformações. Para a administradora, coach e especialista em Gestão de Pessoas, Jamile Costa, essa profissão será promissora, pois a humanização ganhou forças com a Covid-19.

Adm. Jamile Costa

Ela explica que o home office forçou as empresas a terem uma nova rotina. Nesse novo contexto, as áreas de RH precisaram se reinventar para manter os resultados e o engajamento dos colaboradores. “A gestão estratégia de pessoas está preparada para isso. Acredito que ela tem um papel de muita responsabilidade em trabalhar esse fator humanização. A empresa que não tem isso terá que começar a desenvolver e trabalhar com uma nova estratégia”, diz a CEO da Expertise Consultoria.

Para o coordenador de Recursos Humanos do Conselho Federal de Administração (CFA), Isaías Santos, o profissional de RH é um dos heróis da pandemia. “Não há dúvidas de que ele está em evidência neste momento, considerando que ele deve contribuir para a sanidade das relações entre empregados e o ambiente laboral que agora está nos lares em uma grande parte dos casos”, afirma, ressaltando que as empresas começam a se preparar para o “novo normal”. “Imperiosamente, cabe ao RH implementar medidas para que isto aconteça, dando a ele – gestor da área – o protagonismo que o coloca como “profissional da vez”, destaca o administrador.

Finanças em alta

Das dez profissões que estarão em alta no mundo pós-pandemia, cinco são da área de finanças. O consultor empresarial e sócio na Delphus Consultoria & Projetos Ltda e Associado na Consulting Now, Alberto Tavares, concorda com essa projeção. Contudo, ele destaca que já faz um bom tempo que esses profissionais estão em uma ascendente, seja pela questão de uma economia mais globalizada, seja pela popularidade das bolsas de valores ou mesmo pela criação de moedas digitais.

Consultor empresarial, Alberto Tavares.

“Evidentemente, o momento requer uma atenção especial em função do alto impacto que a pandemia está provocando na economia em escala global. Por esse motivo, acredito que essas carreiras vão continuar em alta, apenas com um detalhe. Também acredito que profissionais mais experientes terão mais oportunidades nesse momento, principalmente pela maior facilidade que eles possuem em lidar com planos de médio e longo prazos”, analisa.

Futuro já começou

Para estar pronto, os especialistas são unânimes: é preciso desenvolver novas competências, as chamadas soft skills. Na área de RH, Jamile destaca, ainda, a importância de saber usar ferramentas tecnológicas para mensurar dados e indicadores, pois elas permitirão modelar novos planos de trabalho. “O RH não é mais aquele setor que só faz contratação, recrutamento e seleção de pessoas, cuidar de folha de pagamento, etc. Em plena pandemia de Covid-19, fomos forçados a trabalhar e entender comportamento. Precisamos mudar paradigmas e tornar esse trabalho mais estratégico”, explica.

Adm. Isaías Santos.

Alberto também acredita que os profissionais do futuro terão que ser mais humanos. “Não tenho dúvidas que as competências mais valorizadas, daqui pra frente, serão aquelas relacionadas a melhoria do clima organizacional. Portanto, palavras como empatia, escuta ativa, liderança participativa, entre outras, que eram mais usadas para enfeitar a fachada de algumas organizações, vão precisar ser utilizadas de verdade para garantir a sua sobrevivência”, defende o administrador.

Apesar do caos, a pandemia também trouxe coisas boas. Segundo Isaías, o principal ponto positivo da crise foi a capacidade de tirar todos de suas zonas de conforto. “Se as reuniões e negociações virtuais – home office – eram uma possibilidade, agora são realidade. A higiene do ambiente de trabalho, das mãos e o valor da ventilação natural, se tornaram óbvios e isto passa a ser desejado e valorizado. É certo que as organizações se tornarão muito mais digitais a partir deste momento, e é provável que passem a ser mais produtivas até. Certamente, haverá posições que não retornarão mais para os espaços corporativos por serem plenamente compatíveis com os ambientes domésticos com a qualidade das entregas mantidas ou até maximizadas”, avalia o coordenador.

Confira, abaixo, as dez profissões que prometem estar em alta no mundo após a pandemia.

Profissão Área
Profissional de cibersegurança Tecnologia
Profissional customer experience Tecnologia
Especialista em nuvem (ou cloud) Tecnologia
CFO (ou diretor financeiro) Finanças
Diretor Comercial Finanças
Gerente de Tesouraria Finanças
Planejador Financeiro Finanças
Assessor de Investimentos Finanças
Profissional de Recursos Humanos RH
Enfermeiros e Técnicos em Enfermagem Saúde

Fonte: InfoMoney

 

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA