Você está visualizando atualmente Dia do Profissional de Administração: 53 anos de valorização e reconhecimento

Dia do Profissional de Administração: 53 anos de valorização e reconhecimento

Um dia a ser lembrado na história do país. Em 1965, no dia 9 de setembro, a Lei nº 4.769 foi sancionada. Com ela, veio a regulamentação da profissão no Brasil. São 53 anos em busca de espaço, reconhecimento e valorização do profissional de administração no mercado trabalho.

A data é dedicada a homenagear o bacharel, tecnólogo técnico, mestre e doutor em Administração responsáveis por gerenciar uma organização e atuar em diferentes áreas cativas da profissão. Administrar, para especialistas, é fruto de intenso trabalho e conhecimento; apenas o profissional habilitado é capaz de organizar e gerencias empresas, instituições, organizações e pessoas.
Para o presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Wagner Siqueira, o conceito de administrar vai além das teorias e práticas da gestão: é preciso olhar para o passado, presente e preparar alternativas para um futuro próximo.

“Aniversário é sempre tempo de retrospecto, de rever o que passou, de pensar nas conquistas auferidas nesses 53 anos e também de aprender com os insucessos. Mas é preciso, ainda, traçar e alinhar um novo caminho em que vivemos, principalmente neste momento fundamental classificado como o apogeu da economia 4.0”, ressalta o líder da autarquia.

Para onde vai a administração e para onde devemos ir? O questionamento é pertinente e, segundo Wagner Siqueira, é determinante que essa discussão seja feita a todo o momento, tanto para refletir as novas tendências da profissão e os desafios da administração no Brasil.

“As teorias organizacionais, os conceitos e as práticas vão mudar cada vez mais em função do avanço desmesurado da tecnologia e, portanto, as mentalidades, as práticas e processos existentes dentro das organizações têm que mudar. Como consequência, o administrador precisa estar preparado para essa mudança”, acrescenta.

 

Feliz Dia do Profissional de Administração! É o que deseja o Sistema CFA/CRAs a vocês que, no dia a dia, constroem a profissão.