Você está visualizando atualmente Crise na saúde brasileira poderia ser superada com gestão profissional

Crise na saúde brasileira poderia ser superada com gestão profissional

Na tarde desta quarta-feira, 22, a diretora de Estudos e Projetos Estratégico do Conselho Federal de Administração (CEPE/CFA), Gracita Barbosa, participou de live para falar sobre Gestão da Saúde em tempos de pandemia. No bate papo com o jornalista Paulo Melo, ela falou da importância dos administradores hospitalares.

Segundo Gracita, os profissionais de administração em gestão da saúde têm papel fundamental para ajudar no combate do coronavírus. Áreas como logística e materiais, por exemplo, serão bem gerenciadas com a visão estratégica deste profissional. Ela comenta que a pandemia pegou todos no “susto”, mas a diretora ressaltou que essa “novidade será vencida”.

“Na etimologia da palavra Administrador vemos que ‘administra a dor’. A dor é renascimento, mas vamos focar no ‘administrar a ação’ enxergando na crise a oportunidade de colaborar com gestores públicos  no sentido de minimizar os danos dessa pandemia”, explicou Gracita.

Durante a live, Gracita também falou do posicionamento do CFA em relação ao projeto do Governo Federal chamado “Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde”, voltada à capacitação e ao cadastramento de profissionais da área de saúde para atuarem no combate à Covid-19. Em ofício enviado ao Ministério da Saúde, o CFA elogiou a iniciativa, mas pediu para incluir os administradores, principalmente o hospitalar. “Os profissionais de administração tem as habilidades necessárias para ajudar na gestão da saúde brasileira”, disse.

A diretora do CFA também ressaltou que a falta de saneamento básico sobrecarrega a saúde no Brasil. Doenças como diarréia, por exemplo, causam muitas mortes de crianças no país. Para ajudar gestores públicos, o CFA disponibiliza o Sistema CFA de Governança, Planejamento e Gestão Estratégica de Serviços Municipais de Água e Esgotos, o CFA-Gesae. A ferramenta oferece aos municípios um sistema de governança e planejamento estratégico de serviços públicos de água e esgoto. 

Por fim, Gracita falou que há muitas oportunidades para os profissionais de administração na área da gestão da saúde e destacou a importância do equilíbrio nesse momento de crise. “Temos que sair dessa com saúde física e financeira”, desejou a administradora.

A live estará disponível no Instagram do CFA (@cfaadm) por 24 horas.

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA