Você está visualizando atualmente Presidente do CFA, Mauro Kreuz participa do primeiro ECAD on line

Presidente do CFA, Mauro Kreuz participa do primeiro ECAD on line

O CRA-AM, em parceria com o CFA, realizou  na manhã desta quarta-feira(17),  o  XIX Encontro de Coordenadores de Cursos de Administração do Amazonas – ECAD, o primeiro na modalidade online. Com o tema “O Impacto da pandemia na Educação Superior de Administração”, o evento reuniu virtualmente  coordenadores e professores dos cursos de Administração do Amazonas, com algumas participações de professores de fora do Estado.

O presidente do CRA-AM, Inácio Guedes Borges iniciou o evento dando as boas-vindas aos participantes e destacou o compromisso do CRA-AM com a formação dos futuros profissionais, mantendo sempre um diálogo aberto com coordenadores e professores para  a melhoria do Ensino Superior em Administração:  “Mesmo em tempos de distanciamento social, conseguimos, por meio de plataformas de interação on-line, realizar nosso Encontro e assim proporcionar a vocês momentos de discussão e troca de experiências, relacionadas principalmente ao que vivemos hoje”. Em seguida, o presidente explicou a metodologia do evento e apresentou o palestrante convidado, Mauro Kreuz, presidente do CFA.   

Ao iniciar suas considerações sobre o tema,Mauro  fez uma breve descrição do cenário econômico e social do Brasil, traçando um paralelo com a realidade vivenciada pelas Instituições de Ensino Superior: “Antes mesmo da pandemia, as IES em Administração já enfrentavam sérios problemas relacionados à evasão de alunos, e inadimplência. Com essa crise financeira, em que quase 80 milhões de brasileiros vivem com apenas 4 dólares por dia, esses problemas tendem a se agravar comprometendo a musculatura financeira de muitas instituições de Ensino”.

Outro ponto abordado por Mauro foi à necessidade de mudança na forma do Ensino da Administração, muito aquém das necessidades que o mercado de trabalho exige do novo profissional. Para tanto, defendeu o modelo educacional por competências e não mais por disciplina: “Hoje, o ensino da Administração está estagnado na Indústria 1.0, enquanto as organizações vivenciam a realidade 4.0. Sou grande defensor da residência profissional, em que o aluno passa por diversas áreas dentro de uma organização, conhecendo o sistema todo. Esse conhecimento do todo o tornará um profissional mais qualificado para solucionar e se adaptar aos desafios do mundo organizacional.”

Após a explanação de Mauro, os coordenadores puderam compartilhar suas experiências na condução de suas atividades neste período de isolamento social. Os principais desafios expostos pelos coordenadores foram: a falta de estrutura tecnológica de grande parte dos alunos, que impossibilita/dificulta o acompanhamento das aulas na modalidade remota;  a adaptação dos alunos a novas plataformas de aprendizagem e a adaptação dos próprios professores para essa nova modalidade de ensino.

Em suas considerações finais, o presidente do CFA enfatizou que o maior desafio dos professores de Administração é a formação de profissionais autônomos intelectualmente, que consigam se adaptar as mudanças e, atender as expectativas de um mercado de trabalho cada vez mais exigente e dinâmico.

O presidente do CRA-AM encerrou o evento agradecendo ao palestrante Mauro pelas importantes considerações expostas em sua apresentação e comunicou aos coordenadores e professores sobre a realização de reunião online, para a discussão do formato do XVIII Encontro de Administração do Amazonas.

O evento contou com participantes de mais de 12 instituições de ensino superior do Amazonas.

Fonte: Assessoria de Comunicação CFA